A ministra da Indústria, Mineração e Energia da Tunísia, Fatma Thabet Chiboub, enfatizou a necessidade de intensificar a coordenação entre os diversos agentes envolvidos na implementação do projeto “Cidade Automotiva Inteligente”.
De acordo com a Tunis Afrique Presse, parceira da TV BRICS, a iniciativa tem como objetivo impulsionar o setor de autopeças no país. Conforme a ministra, o projeto, que tem atraído um interesse crescente por parte dos investidores, está alinhado com a Estratégia Nacional de Indústria e Inovação e com o Pacto de Competitividade da Indústria Automotiva, vigente até 2027.
Ela destacou que a iniciativa contribuirá para consolidar a Tunísia como um polo regional de produção de componentes automotivos, além de aumentar o valor das exportações nacionais. Atualmente, o setor reúne cerca de 300 empresas, responsáveis por mais de 120 mil empregos. O volume de produção alcança 8 bilhões de dinares tunisianos (aproximadamente R$ 13 bilhões), enquanto as exportações superam 7,5 bilhões de dinares (cerca de R$ 12 bilhões).
















