Com 21 dias úteis, agosto registrou a venda de 214,4 mil veículos leves, conforme dados preliminares da Bright Consulting. Esse volume representa uma queda de 3,8% em relação a agosto de 2024 (222,8 mil unidades) e uma redução de 6,9% em comparação a julho. Entretanto, essa diminuição é influenciada pelo menor número de dias úteis no mês — dois a menos que julho e um a menos que agosto de 2024. A média diária de licenciamentos aumentou para 10.209 unidades, superando as 10.129 de agosto passado e as 10 mil de julho.
As vendas diretas corresponderam a 45,8% do total (98,3 mil unidades), contra 44,8% em julho e 46,4% em agosto de 2024. No acumulado do ano, elas representam 45,9% das vendas, um aumento de quase três pontos percentuais em relação a 2024. O varejo, por sua vez, registrou 116,1 mil unidades, uma queda de 2,8% na comparação anual. De janeiro a agosto, o varejo caiu 2,1%, enquanto as vendas diretas cresceram 9,6%. No total, o mercado interno absorveu 1,57 milhão de veículos leves em 2025, alta de 3% em relação ao mesmo período de 2024.
A Fiat liderou o mercado com 21,2% de participação, seguida pela Volkswagen (18,3%), General Motors (10,2%), Hyundai (7,9%) e Toyota (7,3%). As marcas chinesas avançaram, alcançando 9,9% do mercado. Os veículos eletrificados também cresceram, com 25,4 mil unidades emplacadas em agosto (11,4% do total) e 160,2 mil no ano, alta de 48,5%. Entre eles, os elétricos puros lideraram com 8,4 mil unidades, seguidos pelos híbridos plug-in (6,5 mil), híbridos leves (4,8 mil) e híbridos convencionais (4,8 mil).
















