Loja do Futuro inaugura segunda edição inovadora

Loja do Futuro lança segunda edição com inovações revolucionárias

Lançamento da 2ª Edição do Programa Loja do Futuro

No próximo dia 9 de setembro, a Unidade do Sebrae no Centro de São Paulo sediará o lançamento da 2ª edição do Programa Loja do Futuro. Desenvolvido em parceria entre o Sistema S, FecomercioSP e Sincopeças-SP, o programa tem como objetivo oferecer uma jornada prática de capacitação para micro e pequenas empresas do setor de autopeças e motopeças, promovendo o aumento do faturamento e o avanço da maturidade digital dos negócios.

Na primeira edição, o Loja do Futuro capacitou 74 empresas, com a maioria (68) localizada no Estado de São Paulo. Empresários de Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe também participaram. “Ao todo, participaram empresários do comércio de autopeças e motopeças de aproximadamente 30 municípios”, afirmou o consultor de negócios do Sebrae, Reginaldo Oliveira.

Para esta nova fase, a participação será exclusiva para micro e pequenas empresas, público-alvo da atuação do Sebrae. Segundo Oliveira, na primeira edição, os microempreendedores individuais (MEIs) também participaram, representando 31,08% dos concluintes. “Já as médias e grandes empresas não poderão participar, pois o Sebrae foca no atendimento a micro e pequenos negócios”, explicou. Ele ressaltou que essa limitação é uma medida de foco, não de exclusão, direcionando esforços para o segmento que mais necessita de apoio diante dos desafios da transformação do varejo automotivo.

Programa estruturado em quatro eixos principais

Na segunda edição, o Loja do Futuro oferecerá uma jornada em três fases integradas, com soluções práticas, acompanhamento especializado e foco na expansão do faturamento e evolução da maturidade digital das empresas, tornando a versão 2025 ainda mais enriquecida e relevante, conforme explica Reginaldo Oliveira. A experiência da primeira edição revelou demandas claras, sendo a principal delas a dificuldade em realizar vendas por meio do comércio eletrônico. O aumento do faturamento em marketplaces e lojas virtuais foi a maior necessidade identificada.

“O programa foi estruturado em quatro eixos principais: inovação, digitalização, mercado e gestão. Esses eixos concentraram as maiores demandas, além de outras soluções sugeridas ao longo do processo”, relata Oliveira. O consultor complementa que o foco no conteúdo foi o motivo para o programa ser renomeado de ‘Loja Legal’ para ‘Loja do Futuro’. “O termo ‘Loja Legal’ continuará sendo utilizado em outras ações da parceria entre Sincopeças e Sebrae, sendo uma marca importante para o comércio de auto e motopeças. Já o Programa Loja do Futuro foi concebido para sinalizar ao varejo a necessidade de se preparar para o futuro, com foco em maturidade digital, inovação, mercado e gestão.”

Na primeira edição, os lojistas tiveram acesso a conteúdos que abordaram pilares fundamentais como inovação, digitalização, mercado e gestão, com flexibilidade para tratar de particularidades de cada empresa. Isso possibilitou a inclusão de temas adicionais, como soluções tecnológicas, liderança, vendas e comportamento empreendedor.

“O programa é dinâmico e se adapta à realidade de cada negócio, respeitando suas particularidades”, destaca Oliveira. Ele ressalta que essa capacidade de adaptação torna o Loja do Futuro mais robusto na segunda edição. O modelo de três fases inclui palestras, adesão com encontros temáticos e consultorias estratégicas, desenhadas para atender diretamente às necessidades dos empresários.

Além do programa, Oliveira destaca que empresários de autopeças e motopeças podem acessar outras oportunidades oferecidas pelo Sebrae, como as Jornadas de Atendimento Estruturado dos Escritórios Regionais em São Paulo, que oferecem contato com soluções tecnológicas em parceria com Senai e Senac, participação no Programa Brasil Mais Produtivo — focado em produtividade e faturamento —, ingresso no Seminário Empretec para desenvolvimento de competências empreendedoras, além de consultorias específicas em marketing e finanças.

“Também é possível participar de feiras, rodadas de negócios e outros eventos que ampliam as possibilidades de inserção competitiva dos pequenos negócios”, enfatizou o consultor.

Outro ponto destacado foi a diversidade de perfis atendidos na edição anterior, que contemplou desde empresas mais avançadas no processo de digitalização até lojistas que estavam iniciando. Essa heterogeneidade ajudou a construir uma visão mais ampla do setor e a desenvolver soluções para diferentes níveis de maturidade, segundo Oliveira.

Conheça o Cronograma da 2ª edição do Loja do Futuro

Fase 1 – Lançamento do Programa em evento presencial (9/09)

No dia do lançamento, o consultor de negócios do Sebrae-SP e especialista em Marketing, Vendas e Gestão, Alexandre Giraldi, apresentará a palestra “O Futuro do Varejo: Como a Inteligência Artificial Pode Acelerar as Vendas”. Na ocasião, será apresentada a estrutura do programa e feito o convite para a participação na Fase 2, que ocorrerá a partir das 14h no Auditório da G&B Distribuidora, em Guarulhos, parceiro estratégico na fase de adesão.

Fase 2 – Adesão ao Programa Loja do Futuro (9/09)

A adesão ao programa iniciará no mesmo dia, às 14h, no Auditório da G&B Distribuidora, em Guarulhos, com duas palestras:

  1. Simplifique: utilize a IA para otimizar seu tempo e melhorar seus resultados – voltada para empresários do segmento de auto e motopeças, com Vera Ruthofer, consultora do Sebrae-SP, especialista em gestão, marketing e inovação.
  2. Alta performance em vendas: estratégias para vender mais no mercado digital – voltada para empresários do segmento de auto e motopeças, com Luiz Praxedes, especialista em e-commerce e marketplaces, CEO & Fundador da LHP Company.

O evento contará ainda com um painel de encerramento sobre tendências e desafios do aftermarket, networking e sorteios.

Fase 3 – Consultorias Estratégicas (20 a 22 de outubro)

Após diagnóstico e atendimentos individuais, o programa avançará para consultorias estratégicas, focadas em dois pilares:

  1. Planeje seu Negócio com Foco nos Resultados – consultoria para empresas que enfrentam desafios como falta de planejamento, metas e visão estratégica.
  2. Planeje a Gestão de Marketing Voltada para Resultados – consultoria com técnicas para ampliar faturamento, expandir canais de venda, acessar novos mercados, aumentar o ticket médio e fortalecer o relacionamento com clientes.

Depoimentos de participantes da edição anterior

Para entender o que os participantes da segunda edição podem esperar, destacamos relatos de empreendedores que concluíram a etapa anterior.

Lilian Santos, sócia da Sorriso Moto Peças, na zona sul de São Paulo, descreve sua participação como transformadora, tanto profissional quanto pessoalmente. Ela destaca os aprendizados em gestão e administração, que complementaram seu conhecimento prévio como contadora. O conteúdo prático das capacitações e consultorias a ajudou a aprimorar o controle de estoque, visão de custos e despesas, e a organizar melhor as operações da empresa.

Além disso, Lilian relata que passou a se sentir mais segura para tomar decisões e implementar melhorias, como a criação de manuais de atendimento para padronizar o relacionamento com clientes. As dinâmicas em grupo e a troca com outros empresários a fizeram refletir sobre sua comunicação. “Recebi feedbacks que minha forma de comunicar não transmitia empatia. Isso me trouxe momentos de autorreflexão e me fez crescer bastante como pessoa”, conta.

Luciano Vilela, proprietário da Padil Peças e Acessórios Diesel, também de São Paulo, participou do programa durante uma transição importante, fechando o balcão físico para atuar exclusivamente no e-commerce.

Ele classificou o suporte do Sebrae como fundamental para tornar a gestão das plataformas digitais — Mercado Livre, Shopee e loja virtual própria — mais eficiente e rentável. “Aprendi que dá para fazer anúncio com um clique só em várias plataformas. Isso ajudou muito, pois era uma dificuldade minha. Hoje tudo está mais prático, até as fotos ficaram mais organizadas. O Sebrae ensinou o padrão certo”, relata.

Luciano também destacou o auxílio para resolver problemas com cadastro de produtos, estruturação de estoque e precificação correta, além de orientações para criar descrições atrativas para anúncios.