O Brasil conta com 63,3 milhões de automóveis leves em circulação, quase o dobro da frota registrada há 15 anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento reflete o aumento do interesse dos brasileiros pelo mercado automobilístico, já que grande parte da população possui ou planeja adquirir um veículo próprio. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos novos cresceram 15% no ano passado, totalizando 2,6 milhões de veículos leves e pesados, com expectativa de novo crescimento em 2025. No primeiro semestre deste ano, as vendas atingiram 1,4 milhão de unidades. Além disso, o setor envolve uma vasta rede de profissionais que atuam na comercialização, manutenção e em outras áreas relacionadas. A Anfavea estima que para cada emprego direto na indústria, que atualmente conta com 109 mil trabalhadores, são gerados 10 empregos indiretos na cadeia automotiva.
Para auxiliar na avaliação dos preços dos automóveis, o banco BV — uma das maiores instituições financeiras do país e líder no financiamento de veículos leves usados há 12 anos — lançou o IBV Auto, um índice mensal que acompanha os preços dos carros usados. Desenvolvido em parceria com a 4intelligence, o índice é baseado no preço real das transações realizadas em todo o Brasil, garantindo precisão e confiabilidade. “É um indicador que oferece informações inéditas tanto para o consumidor final quanto para os lojistas em suas decisões. O IBV Auto já nasce relevante, pois o segmento de financiamento de veículos representa cerca de 30% do crédito livre para pessoas físicas no país”, afirma Jamil Ganan, diretor de Negócios de Varejo do banco BV.
Com ampla experiência em crédito para compra de veículos, o BV possui uma base histórica robusta com dados detalhados sobre cada modelo vendido no mercado secundário, incluindo local da venda, ano de fabricação, motorização e valor da transação. Utilizando inteligência artificial para análise e estruturação dessas informações, o IBV Auto apresenta dados desde 2019, com séries históricas consistentes que permitem avaliar o comportamento dos preços dos veículos usados ao longo do tempo, tanto no Brasil quanto em cada estado. A análise estadual dos preços e suas variações é inédita no mercado.
Em agosto, o índice de preços de automóveis usados subiu 0,92% em relação ao mês anterior, com a região Sudeste liderando a valorização. No acumulado dos últimos 12 meses até agosto, o indicador registrou aumento de 6,0% nos preços dos veículos usados.
“O aumento de 0,92% do IBV Auto em agosto, superior aos 0,80% de julho, indica uma aceleração da inflação dos carros usados além da inflação geral medida pelo IPCA. Esse crescimento reflete a atividade econômica ainda aquecida, especialmente a renda das famílias, que impulsiona a demanda por veículos. A manutenção da Selic em patamar elevado tende a moderar a alta dos preços no médio prazo, assim como os efeitos da redução do IPI para veículos novos”, explica Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV.
Na região Sudeste, a inflação dos veículos usados foi de 1,2% em agosto, enquanto no Norte atingiu 1,1%. Os estados com maiores taxas mensais foram Rio de Janeiro (1,25%), Bahia (1,21%), Minas Gerais (1,10%) e Amazonas (1,02%). No acumulado de 12 meses, o Rio de Janeiro se destaca com alta de 7,1%.
Entre os modelos que mais influenciaram o índice estão Volkswagen Gol, GM Celta e Ford Fiesta. Já os modelos GM Tracker, Fiat Palio e Volkswagen Voyage registraram as maiores quedas nos preços.
Elétricos e híbridos
O IBV Auto também traz uma análise pioneira sobre a desvalorização dos veículos elétricos e híbridos em comparação aos modelos a combustão. “São dados extremamente relevantes, pois não existiam informações anteriores sobre a variação dos preços efetivamente transacionados desses tipos de veículos, cujas vendas vêm crescendo no país”, destaca Ganan.
Devido à frota menor de elétricos e híbridos em circulação, a análise foi segmentada por ano. Considerando os veículos fabricados em 2022, os elétricos apresentaram uma desvalorização de 46% até agosto de 2025, enquanto os híbridos tiveram queda de 19% e os modelos a combustão, 15%. Segundo Ganan, essa diferença significativa se deve, em parte, à redução dos preços dos elétricos lançados no mercado nesse período.
Metodologia e critérios
O IBV Auto utiliza dados reais de transações financiadas pelo banco BV, aplicando critérios rigorosos de amostragem, ajustes por depreciação e agrupamento técnico de modelos. Isso permite monitorar mensalmente a dinâmica dos preços por estado e tipo de propulsão — combustão, híbrido ou elétrico. A ponderação é feita com base no valor total das negociações (volume x preço): quanto mais comercializado e mais caro for um modelo e ano, maior o peso desse veículo na composição do índice.
A base histórica do índice começa em 2019, com o indicador nacional fixado em 100, permitindo comparações ao longo do tempo até o mês mais recente. Nos índices regionais, a base é ajustada conforme a diferença média de preços em relação ao mercado nacional naquele ano, garantindo que a série reflita com precisão a evolução dos preços e as variações regionais, oferecendo uma visão detalhada do mercado de veículos usados.
			















