Cofap lança bieletas de nylon: leveza e sustentabilidade para o mercado de reposição

Cofap apresenta bieletas de nylon: inovação sustentável e leveza no mercado de reposição

Marelli Cofap Aftermarket lança nova linha de bieletas de nylon

A Marelli Cofap Aftermarket apresenta sua nova família de produtos: as bieletas de nylon. Mais leves do que as versões tradicionais em aço, essas bieletas contribuem para a redução do peso total do veículo, proporcionando maior eficiência energética, menor consumo de combustível e diminuição das emissões de CO₂.

O nylon é um material reciclável, podendo ser reaproveitado em novos processos industriais ao final da vida útil da peça. Com essa iniciativa, a Cofap reforça sua tradição de aliar tecnologia avançada, alta performance e sustentabilidade ambiental, mantendo-se líder no setor de reposição automotiva.

Vantagens e resistência

Além do peso reduzido, as bieletas de nylon oferecem maior resistência à corrosão, garantindo durabilidade superior. Elas também geram menos ruídos e vibrações, aumentando o conforto para os ocupantes do veículo.

Papel essencial na suspensão

As bieletas são componentes fundamentais na suspensão, ligando a barra estabilizadora aos braços de controle (wishbones). Essa conexão sincroniza o movimento das rodas com a suspensão, melhorando a estabilidade em curvas e manobras, e garantindo a segurança de motoristas e passageiros.

A bieleta também distribui as forças entre os elementos da suspensão, contribuindo para o desgaste uniforme dos pneus e o desempenho geral do veículo. Desgastes, folgas ou trincas na bieleta podem causar problemas de dirigibilidade e segurança.

Sinais de desgaste e modelos compatíveis

É importante ficar atento a sinais como folgas nas buchas, deformações ou trincas na estrutura da peça e ruídos persistentes.

A nova linha de bieletas de nylon é compatível com diversos modelos das marcas Audi, Chevrolet, Fiat, Jeep, RAM e Volkswagen.

Códigos e aplicações destacadas

  • BTC04123N: Chevrolet Astra (1999-2011), Cobalt (desde 2011), Onix (desde 2012), New Onix e New Tracker (desde 2020), New Montana (desde 2023), Sonic (2012-2014), Spin (desde 2012), Prisma (desde 2013), Vectra (2006-2011), Zafira (2001-2012).

  • BTC03117N: Fiat Toro 4X2 e 4X4 (desde 2016), Jeep Compass 4X2 e 4X4 (desde 2015), Jeep Renegade 4X2 e 4X4 (desde 2015), RAM Rampage (desde 2023).

  • BTC1113N: Volkswagen Polo Sedan (desde 2002), Polo Hatch (desde 2001), Gol (desde 2008), Fox (desde 2003), Crossfox (desde 2005), Space Fox (desde 2006), Up! (desde 2014), Saveiro (desde 2008), Voyage (desde 2008), Nivus (desde 2020), T-Cross (desde 2018), Virtus (desde 2018), New Polo (desde 2017), Audi A1 TFSI (2011-2018), Audi A1 Sportback (2013-2018).

Opções flexíveis para o consumidor

A tecnologia em nylon já é usada como equipamento original em certos modelos. Dada suas qualidades superiores ao aço, a linha também está disponível no mercado de reposição, oferecendo aos consumidores a opção entre bieletas de aço ou nylon para o mesmo veículo.

As duas famílias de produtos estão listadas no catálogo eletrônico da Cofap, sendo que as numerações das bieletas de nylon terminam com o sufixo “N” e possuem referências cruzadas com as versões em aço para as mesmas aplicações.