Quatro em cada dez consumidores já desistiram de compras internacionais pela internet devido ao Imposto de Importação (II), conhecido como a “taxa das blusinhas”, conforme pesquisa realizada pelo Nexus para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Entre aqueles que costumam fazer esse tipo de compra, a porcentagem dos que já abandonaram uma transação por conta da taxa subiu de 13% em maio de 2024 para 38% em outubro. A proporção dos que nunca desistiram caiu de 74% para 50% no mesmo período.
Entre os que deixaram de realizar a compra por causa da “taxa das blusinhas”, 42% desistiram definitivamente. Outros 32% buscaram um produto similar com entrega nacional. Já 14% foram a uma loja física, e 11% procuraram um produto semelhante em outro site internacional.
De acordo com a CNI, os números indicam um impacto positivo para a indústria brasileira. “No entanto, o imposto ainda está em um nível muito aquém do necessário para alcançarmos esse equilíbrio, pois a carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, afirma o superintendente de Economia da entidade, Marcio Guerra, em nota.
Outros fatores
Além do Imposto de Importação, diversos outros fatores também levaram a desistências de compras online, segundo a pesquisa. A proporção dos que desistiram devido ao ICMS atingiu 36% em outubro, considerando os consumidores que costumam fazer compras internacionais pela internet.
O custo do frete levou 45% dos consumidores habituais a desistirem de uma compra. Outros 32% já abandonaram uma transação devido à demora no prazo de entrega. A pesquisa entrevistou 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, entre 10 e 15 de outubro, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
‘Fracasso’ econômico
Contrariando as expectativas, o Imposto de Importação sobre compras internacionais até US$ 50 tem sido considerado um fracasso. Parte do programa Remessa Conforme, que visa aumentar a arrecadação do governo e garantir a competitividade do comércio nacional, a ‘taxa das blusinhas’ acabou gerando efeitos negativos.
Outro levantamento da Nexus, realizado para a rádio CBN, aponta que as compras internacionais feitas pelas classes C e D caíram 35% entre agosto de 2024 e abril de 2025 – representando 14 milhões de brasileiros que deixaram de fazer compras internacionais online.
Os efeitos foram complexos: enquanto os Correios registraram uma queda de 37% na receita, um prejuízo estimado em R$ 2,2 bilhões, os consumidores passaram a pagar até 50% de impostos em compras acima de US$ 50, encarecendo produtos de baixo valor e reduzindo o acesso de famílias de baixa renda a bens importados.
A arrecadação federal também não trouxe ganhos significativos, ficando em torno de R$ 175 milhões por mês, abaixo das expectativas iniciais. Além disso, na prática, uma compra de R$ 100 passou a custar pelo menos R$ 150 com a incidência da taxa das blusinhas somada ao ICMS, desestimulando o consumo.
 
			















