Desde 2005, o Programa Formare, uma iniciativa do Instituto Robert Bosch em colaboração com a Fundação Iochpe, já formou 382 jovens em situação de vulnerabilidade social na unidade da Bosch em Campinas. Este marco foi alcançado com o apoio de mais de 1.500 colaboradores voluntários, sublinhando o compromisso com a educação e o desenvolvimento social. Em 2025, a parceria entre a Bosch e o Formare completará duas décadas de esforços conjuntos na formação de jovens.
O Formare oferece cursos profissionalizantes dentro das empresas parceiras, com um currículo adaptado às necessidades de cada organização. As aulas são ministradas por colaboradores voluntários, e o curso, que é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), possui uma carga horária mínima de 900 horas, focando no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Para garantir que os participantes possam se dedicar plenamente ao aprendizado, o programa oferece bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e material didático.
Criado em 1988 pela Fundação Iochpe, o Formare exemplifica como a educação pode transformar vidas e preparar novas gerações para o futuro do trabalho, alinhando-se aos valores da Bosch desde sua fundação em 1886.
“Esses números são expressivos, mas o mais importante é o que eles representam: vidas transformadas e histórias que continuam sendo escritas. O Formare demonstra que, ao acreditarmos nos jovens e investirmos neles, estamos construindo não apenas carreiras, mas futuros inteiros”, afirma Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Bosch América Latina.
Histórias que transformam vidas
Por trás dos números, o impacto do programa é visível nas trajetórias dos jovens atendidos e dos colaboradores que participaram como voluntários ao longo dos 20 anos. Um exemplo é Francisco Carrara, ex-aluno da primeira turma do Formare em Campinas. Aos 15 anos, ele descobriu sua paixão pela engenharia durante o curso, inspirado pelos voluntários e pelo ambiente técnico da Bosch.
Após o Formare, Francisco ingressou na Escola Técnica de Aprendizagem da empresa (ETS) e iniciou sua carreira na Bosch, evoluindo de estagiário a engenheiro de Automação e Controle. Atualmente, ele atua como engenheiro de produto no segmento de reposição automotiva, função que exerce há cinco anos, incluindo um período de expatriação na Alemanha.
“O Formare mudou a minha vida. É uma oportunidade única. O que sempre digo aos jovens é: o mais difícil já aconteceu, agora vocês estão aqui. Aproveitem o momento, o conteúdo, os voluntários. Dedicação, força de vontade e estudo são tudo o que precisamos para prosperar. O Formare é uma grande porta de entrada. Aproveitem.”, destaca Francisco.
Um legado que continua
Na Bosch, o programa continua a fortalecer o compromisso da empresa com a inclusão e o desenvolvimento de novas gerações de profissionais, consolidando-se como um exemplo de parceria entre educação, voluntariado e indústria.
Com 36 anos de existência, o Formare já capacitou mais de 27 mil jovens em todo o país e está presente em empresas como Brose, Cummins, Eaton, Mahle, Marelli, Maxion Wheels, MWM, Scania, Stellantis, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Voith, além de unidades no México e na Índia.
 
			
















