Destaque para o segmento de motocicletas, que registrou crescimento de 15,64% entre janeiro e outubro deste ano. A expectativa é de que o setor bata um novo recorde histórico, ultrapassando as 2.157.288 unidades emplacadas previstas para 2025.
O Programa Carro Sustentável também vem apresentando resultados positivos para os veículos participantes, com alta superior a 26% desde sua implementação.
Por outro lado, apenas caminhões e implementos acumulam queda até o momento.
Apesar do cenário favorável, as altas taxas de juros ainda representam um obstáculo para um avanço mais robusto em todos os segmentos automotivos em 2025. Ainda assim, a previsão é de que o setor encerre o ano com crescimento de 7,2% nos emplacamentos totais.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores), em outubro, os emplacamentos de veículos subiram 4,84% em relação a setembro, totalizando 493.348 unidades. Na comparação com outubro do ano passado, o aumento foi de 8,96%. No acumulado do ano, o setor já soma 4.193.560 unidades, avanço de 7,63% sobre o mesmo período de 2024. Outubro contou com 23 dias úteis, um a mais que setembro.
“O ritmo diário foi levemente superior ao de setembro, e o dia útil extra em outubro contribuiu para o resultado. Também percebemos o crédito operando de forma mais eficiente, o que tem facilitado a conversão da intenção de compra em vendas. Além disso, políticas públicas como o Programa Carro Sustentável, que reduziu ou zerou o IPI para compactos nacionais mais eficientes, têm favorecido a competitividade”, explica Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
Comparando os emplacamentos acumulados com as projeções da Fenabrave para outubro, os resultados estão alinhados na maioria dos segmentos. O desempenho geral do setor, até outubro, está até um pouco acima do esperado, puxado principalmente pelas motocicletas.
Confira as projeções para 2025 no gráfico abaixo.
















