Toyota volta a produzir veículos no país após 40 dias de paralisação

A Toyota retomou a produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no interior de São Paulo, após mais de 40 dias de paralisação. As operações estavam suspensas desde 22 de setembro, quando uma forte tempestade atingiu a planta de Porto Feliz (SP), responsável pela fabricação de motores da montadora.

A volta à produção começou nesta segunda-feira (3) e será feita de forma gradual, utilizando motores e componentes importados de outras unidades da Toyota no exterior. Neste primeiro momento, a empresa está focada na montagem das versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross.

Segundo comunicado divulgado em outubro, a produção de veículos equipados com motores convencionais só deve ser retomada em janeiro de 2026, tanto para o mercado interno quanto para exportação, mantendo a linha atual com os modelos Corolla e Corolla Cross.

A tempestade que paralisou as atividades da Toyota causou estragos significativos em várias regiões do estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 33 ocorrências, com 24 pessoas feridas, oito desabrigadas e 33 desalojadas. Em Porto Feliz, o destelhamento da fábrica deixou dez feridos e oito desabrigados, além de alagamentos e quedas de árvores. Outras cidades como Rancharia, Ourinhos, Santa Fé do Sul, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Dracena e Osasco também sofreram com vendavais, destelhamentos e desabamentos, agravando ainda mais o cenário de prejuízos.