O avanço dos veículos eletrificados no Brasil é cada vez mais evidente, refletindo o aumento da confiança do consumidor nacional nessa tecnologia. Com mais motoristas ao volante de elétricos e híbridos, ou interessados em adquiri-los, as dúvidas sobre manutenção ganham destaque. Os consumidores querem saber o que realmente muda em relação aos modelos a combustão, principalmente quanto à frequência das revisões, itens a serem inspecionados e peças que precisam ser trocadas.
Segundo Caroline Rocha, Gerente Regional de Pós-Venda da Osten Motors, a eletrificação automotiva inaugura um novo paradigma em manutenção preventiva, exigindo adaptação dos proprietários. Nos modelos 100% elétricos, a quantidade de componentes mecânicos é muito menor, assim como o número de itens sujeitos a substituição. “Isso reduz a frequência das idas à concessionária, o tempo de serviço e até os custos com peças obrigatórias, que podem ser até 50% menores”, explica Caroline.
Cada montadora tem seu próprio cronograma de manutenção, o que exige uma mudança de mentalidade dos clientes. Nos elétricos da BYD — como Dolphin, Dolphin Mini, Yuan e Seal —, a manutenção é recomendada a cada 12 meses ou 20 mil km, o dobro do intervalo dos veículos a combustão.
Eduardo Santos, Gerente de Pós-Vendas da BYD Osten, destaca que, com menos itens a verificar e substituir, o tempo de serviço é significativamente reduzido: cerca de 2,5 horas para liberar o veículo ao cliente. Nas revisões ímpares, apenas o filtro do ar-condicionado é trocado; nas pares, além do filtro, são substituídos os fluidos de freio e transmissão.
Para os híbridos da BYD — linha Song, King e Shark —, a manutenção preventiva ocorre a cada 12 mil km ou 12 meses. Apesar da frequência ser menor que nos modelos a combustão, o tempo de parada é semelhante, já que há mais componentes envolvidos do que nos elétricos puros.
A BMW adota uma estratégia diferente: não há prazo fixo para revisões. O sistema Condition Based Service (CBS), embarcado no veículo, determina o momento ideal para a manutenção com base no uso real do carro. Marcelo Tavares, Gerente de Pós-Vendas da BMW Osten – Barra Funda, explica que fatores como trajeto, tipo de uso (urbano ou rodoviário) e condições de trânsito influenciam diretamente nos intervalos de revisão. Em média, os elétricos da BMW param para manutenção preventiva a cada dois anos, enquanto os híbridos seguem o CBS, com revisões pelo menos uma vez por ano, dependendo do uso.
O modo de utilização do veículo também impacta o tempo de permanência na oficina. Tavares observa que alguns proprietários de híbridos quase não abastecem, rodando mais no modo elétrico, o que prolonga a vida útil dos componentes do motor a combustão e reduz a necessidade de substituição. Tudo isso é monitorado pelo software do veículo, que indica o melhor momento para a manutenção.
Entre os proprietários de elétricos e híbridos, é comum surgirem dúvidas sobre as configurações dos veículos. Mesmo recebendo orientações na entrega, questionamentos aparecem no dia a dia. Eduardo Santos, da BYD Osten, relata que a maior parte das consultas ao pós-venda está relacionada ao uso de funções e configurações, comparando o carro elétrico a um smartphone: no cotidiano, as funções básicas predominam, mas dúvidas surgem ao acessar recursos adicionais.
Apesar das interfaces estarem cada vez mais intuitivas, nem todos os usuários têm facilidade. As dúvidas vão desde luzes do painel que não acendem em determinadas situações até o funcionamento do ar-condicionado ou o travamento das portas. As montadoras atualizam constantemente as interfaces para simplificar o acesso às funcionalidades, mas, caso o cliente tenha dificuldades, as concessionárias Osten estão prontas para oferecer suporte.
Sobre a Osten Group
Fundada em agosto de 2001, a Osten Group é um dos maiores grupos do segmento automotivo premium do país, com atuação voltada para mobilidade, eletrificação, seguros e serviços. O grupo é composto por quatro empresas: Osten Motors, responsável pelas concessionárias de marcas como BMW, BYD, Land Rover, Jeep, RAM, BMW Motorrad e Triumph Motorcycle, pioneira na venda de elétricos no Brasil; Osten GO, focada em assinatura e locação de veículos e motos; Osten Seguros, que oferece seguros automotivo, residencial, empresarial, vida, saúde e odontológico; e a REVO – Electric Revolution, dedicada à instalação de pontos de recarga em residências, comércios, shoppings e estacionamentos.
A Osten Group conta com uma rede de 12 lojas e showrooms em São Paulo, São José dos Campos e Santos, além de uma central administrativa e de distribuição na Zona Leste, atendendo todo o Brasil. O grupo é reconhecido pelo pós-venda premiado e por oferecer soluções completas e eficientes em mobilidade, com excelência em todos os aspectos.














