Sebrae estabelece parceria para integrar pequenos negócios às estratégias climáticas globais

Sebrae firma parceria para incluir pequenos negócios em estratégias climáticas globais

Responsável por apoiar 23,6 milhões de empresas brasileiras, incluindo microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, o Sebrae firmou um compromisso internacional para mobilizar governos em prol da capacitação de pequenos e médios negócios em temas ligados ao enfrentamento das mudanças climáticas. A iniciativa, realizada em parceria com a We Mean Business Coalition e o SME Climate Hub, foi apresentada nesta terça-feira (11) aos líderes mundiais reunidos na COP30, em Belém (PA).

Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae, o avanço da agenda climática depende não só de governos, mas também da liderança de grandes corporações, instituições financeiras e, principalmente, do engajamento ativo dos pequenos negócios. “As micro e pequenas empresas precisam ser capacitadas para contribuir com o desenvolvimento de uma nova economia, baseada no carbono zero e mais próspera”, destaca Lima.

Os números reforçam o papel estratégico desse segmento: pequenas e médias empresas representam hoje 90% de todos os negócios do planeta e respondem por mais de 50% do PIB global. Apesar disso, a última pesquisa anual do SME Climate Hub revelou que 80% dos entrevistados apontam baixo apoio governamental ou desconhecimento sobre incentivos disponíveis, evidenciando barreiras que dificultam a adoção de práticas sustentáveis.

O documento global entregue na COP30 propõe um conjunto de políticas públicas prioritárias para inserir as micro e pequenas empresas no esforço de redução de emissões de carbono. As ações estão divididas em quatro eixos principais: garantir que políticas públicas reconheçam e incentivem o engajamento dos pequenos negócios; promover e divulgar casos de sucesso; oferecer orientação centralizada e simplificada para a ação climática e adaptação; e ampliar o acesso a financiamentos verdes.

Além do Sebrae, o compromisso conta com o apoio de instituições de peso internacional, como o International Trade Centre (ONU/OMC), SME United, B Lab, Aspen Network of Development Entrepreneurs, Centre for Climate Engagement (Universidade de Cambridge), Global Climate Finance Forum, Green Transformation and Sustainability Network, Giki, Global Business Inroads e o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), entre outros.

A We Mean Business Coalition atua no suporte a pequenas e médias empresas para a adoção de práticas sustentáveis, oferecendo ferramentas gratuitas como calculadoras de emissões, recursos e orientações para redução do impacto ambiental. Já o SME Climate Hub é uma iniciativa global sem fins lucrativos, dedicada a capacitar pequenas e médias empresas para a ação climática e para a construção de negócios mais resilientes no futuro.