IQA DS apresenta modelo integrado de gestão ESG alinhado aos ODS da Agenda 2030 para impulsionar a transição verde na indústria automotiva

IQA DS lança modelo de gestão ESG alinhado aos ODS para acelerar a transição verde na indústria automotiva

Durante a COP30, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva reforça seu papel de liderança nas discussões sobre sustentabilidade e transição energética no setor automotivo. O Instituto marca presença no estande Brazilian Sustainable Transportation, ao lado de outras 12 entidades do setor, na Blue Zone (PV-B26). No local, os visitantes podem conhecer de perto o IQA DS (Desenvolvimento Sustentável), iniciativa que propõe uma trilha ESG desenhada para apoiar empresas de todos os tamanhos na adoção de práticas sustentáveis, alinhadas ao princípio da Agenda 2030 da ONU: “Ninguém deixado para trás”.

A trilha de sustentabilidade ESG do IQA é composta por sete etapas interligadas, permitindo diagnóstico, implementação e certificação de práticas sustentáveis, além de incentivar uma transformação cultural real nas organizações.

Diagnóstico e Plataforma ESG

O ponto de partida envolve diagnósticos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), normas técnicas e o grau de maturidade ESG das empresas. Esse processo avalia a contribuição da organização para a Agenda 2030 e sua aderência a normas como a ABNT PR 2030, que define diretrizes de Ambiental, Social e Governança (ESG).

Até agora, mais de 1.500 pessoas já foram impactadas pelas ações de disseminação de conhecimento promovidas pelo IQA nesse campo.

Complementando o diagnóstico, a Plataforma IQA DS, totalmente online, permite o acompanhamento em tempo real das ações ESG, gestão de indicadores e metas, emissão de relatórios e controle do inventário de gases de efeito estufa (GEE). A solução é estruturada em três eixos, 14 temas e 45 critérios, proporcionando uma gestão integrada e transparente.

Sensibilização, Treinamento e Certificação

Outro pilar do IQA DS é a sensibilização, voltada para lideranças, colaboradores e comunidades do entorno, com o objetivo de promover mudança cultural e ampliar o engajamento social e ambiental das empresas.

Os treinamentos oferecidos abrangem desde conceitos e normas ESG até temas estratégicos como mudanças climáticas, matriz de materialidade e planejamento sustentável.

A etapa de certificação consolida o compromisso das empresas com práticas sustentáveis e traz benefícios como aumento da credibilidade, acesso a linhas de crédito, redução de custos e valorização da marca. O IQA oferece certificações para produtos, sistemas e serviços, incluindo a Certificação ESG – Selo IQA, baseada em padrões internacionais como ODS, SASB e GRI.

Entre as certificações de destaque estão a de Produtos Remanufaturados, Certificação Arla 32, Selo Verde para o Aftermarket e o Sistema de Gestão Lixo Zero, já implementado por 32 concessionárias brasileiras.

Projetos especiais e disseminação de boas práticas

O IQA também desenvolve projetos especiais voltados à descarbonização, capacitação de fornecedores e eficiência operacional. Um exemplo é a Escola de Qualidade e Manufatura IQA e ElringKlinger, em Piracicaba (SP), que prepara jovens para o mercado automotivo, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico local.

Para fechar o ciclo, o Instituto incentiva o compartilhamento de boas práticas, criando uma rede colaborativa de benchmarking e inovação sustentável para todo o setor automotivo.

“A COP30 é um marco para o setor automotivo, que tem papel fundamental na transição para uma economia de baixo carbono. Com o IQA DS, o Instituto oferece um caminho estruturado para que empresas de todos os portes possam evoluir em suas práticas ESG, fortalecendo a sustentabilidade da mobilidade no Brasil”, destaca Alexandre Xavier, superintendente do IQA.