Para um diagnóstico preciso de problemas na dirigibilidade, é fundamental avaliar os componentes da suspensão, verificar o alinhamento do eixo dianteiro e conferir a instalação dos rolamentos de roda. Essas etapas são essenciais para identificar as causas que afetam o controle do veículo.
A suspensão tem o papel de manter os pneus sempre em contato com o solo. Quando há desgaste, sintomas como dificuldade em manter o carro em linha reta ou a tendência de o veículo “puxar” para um dos lados podem surgir. Marcas como NTN e SNR, reconhecidas na fabricação de rolamentos originais, reforçam que, embora esses sinais sejam evidentes, não garantem um diagnóstico definitivo sem uma análise detalhada.
Rafael Braga, técnico das marcas NTN e SNR, explica que vários fatores podem comprometer a rodagem do carro. Entre os mais comuns estão falhas na suspensão, desalinhamento das rodas dianteiras e desgaste dos rolamentos. Ele destaca ainda que folgas no conjunto do eixo dianteiro, alinhamento inadequado das rodas — inclusive das traseiras em veículos com suspensão independente —, além do desgaste de pivôs, coxins, terminais e buchas, são pontos críticos a serem verificados. A condição e instalação dos rolamentos de roda, muitas vezes negligenciadas, também merecem atenção especial.
O rolamento de roda é responsável por permitir o giro livre das rodas. Quando apresenta folga, ruído ou travamento, pode alterar significativamente o comportamento do veículo, acelerar o desgaste dos pneus e comprometer a estabilidade, exigindo mais esforço do condutor.
Diante desses sintomas, a recomendação é revisar a geometria do eixo dianteiro, substituir pivôs, coxins e terminais desgastados e sempre seguir as orientações corretas de montagem dos rolamentos.
O mais indicado é buscar uma oficina de confiança para uma avaliação completa do sistema e manter a manutenção preventiva em dia. Assim, é possível garantir mais segurança e controle na direção.

















