O Brasil registrou 105,9 mil emplacamentos de veículos leves na primeira quinzena de novembro, uma queda de 3,5% em relação ao mesmo período de outubro (109,7 mil) e retração ainda mais expressiva de 10,6% frente à primeira quinzena de novembro de 2024 (118,5 mil). No acumulado de 2025, o setor soma 2,16 milhões de licenciamentos, crescimento tímido de 1,9% sobre 2024 (2,12 milhões), sem sinais de aceleração consistente.
Foram 10 dias úteis na quinzena (contra 11 em outubro e 10 em nov/24). A média diária ficou em 10,6 mil unidades, acima de outubro (10 mil; +6,2%), mas bem abaixo do ritmo de novembro do ano passado (11,8 mil; -10,6%). Ou seja, o mercado está mais ativo por dia útil que em outubro, mas ainda distante do patamar de 2024, sinalizando um setor que se mantém mais pelo ajuste de mix e canais do que por aumento real da demanda.
Canais: venda direta avança, varejo desacelera
A venda direta ganhou espaço, respondendo por 52,1% das vendas (out/25: 48,6%; nov/24: 54,2%). Em volume, foram 50.764 unidades no varejo (showroom) e 55.128 em venda direta.
Comparativos: Showroom – vs. 1ª quin. out/25: -10,0% – vs. 1ª quin. nov/24: -6,4% – vs. acumulado 2024: -1,9% (1.144.757 vs. 1.167.482)
Venda direta – vs. 1ª quin. out/25: +3,5% – vs. 1ª quin. nov/24: -14,2% (base elevada em 2024) – vs. acumulado 2024: +6,7% (1.011.658 vs. 948.477)
No ano, a venda direta já representa 46,9% do mercado (2024: 44,8%), consolidando um cenário em que quase metade do volume depende de frotistas e locadoras. O varejo segue em leve retração anual, refletindo um consumidor pessoa física mais cauteloso, ainda pressionado por crédito e renda, mesmo com alguma melhora recente frente a outubro.
Montadoras: GM e Renault crescem; Toyota perde espaço
Na participação das montadoras, destaque para: – GM: de 11,7% para 13,1% (+1,4 p.p.) – Renault: de 3,9% para 5,7% (+1,8 p.p.) – Jeep: de 4,9% para 5,4% (+0,5 p.p.)
No sentido oposto: – Toyota: de 6,7% para 3,6% (-3,1 p.p.) – Nissan: de 3,0% para 2,2% (-0,8 p.p.) – Fiat: de 21,1% para 20,7% (-0,4 p.p.)
Ranking das 5 maiores: 1. FIAT – 20,7% 2. VW – 16,7% 3. GM – 13,1% 4. HYUNDAI – 9,8% 5. RENAULT – 5,7%
A Fiat mantém a liderança, mas perde um pouco de participação. GM e Renault aproveitam o momento e ganham espaço rapidamente, enquanto a queda da Toyota é significativa, limitando sua presença no ranking e refletindo restrições de oferta em modelos estratégicos.
Top 15 modelos
A Strada segue isolada na liderança, com forte presença tanto no uso misto (trabalho e pessoal) quanto em frotas. O restante do ranking é dominado por hatches compactos e SUVs, mostrando que o grosso do mercado ainda está nos segmentos mais sensíveis a preço e financiamento, mesmo com o avanço dos eletrificados.
1. FIAT Strada – 6.136 (5,79%) 2. GM Onix – 5.274 (4,98%) 3. VW Tera – 4.358 (4,12%) 4. HYUNDAI Creta – 4.232 (4,00%) 5. HYUNDAI HB20 – 4.097 (3,87%) 6. VW T-Cross – 3.917 (3,70%) 7. FIAT Argo – 3.870 (3,65%) 8. FIAT Mobi – 3.812 (3,60%) 9. VW Polo – 3.631 (3,43%) 10. RENAULT Kwid – 3.088 (2,92%) 11. JEEP Compass – 2.853 (2,69%) 12. GM Tracker – 2.469 (2,33%) 13. VW Saveiro – 2.416 (2,28%) 14. HONDA HR-V – 2.373 (2,24%) 15. FIAT Fastback – 2.190 (2,07%)
Geografia: Minas Gerais na frente, São Paulo logo atrás
Minas Gerais segue na liderança, impulsionada pelo peso das operações de locação e frotas. São Paulo permanece como segundo maior mercado. A região Sul (PR, RS, SC) mantém participação relevante, mas sem grandes saltos, reforçando a concentração do crescimento em polos específicos.
Mix: hatchbacks reagem, mas ainda abaixo de 2024
Os hatches representaram 23,1% do mix na primeira quinzena de novembro, acima de outubro/25 (20,8%; +2,3 p.p.), mas ainda bem abaixo de novembro/24 (27,3%; -4,2 p.p.). O segmento mostra alguma reação, possivelmente apoiado em campanhas de entrada e giro de estoque, mas não retorna ao patamar anterior à onda dos SUVs, indicando uma migração estrutural da demanda para veículos mais altos e caros, o que pressiona o poder de compra do varejo.
Os eletrificados somaram 10.303 unidades na quinzena, ante 11.749 em outubro e 6.812 em novembro de 2024.
– Quinzena vs. outubro/25: -12,3% – Quinzena vs. novembro/24: +51,2%
A participação dos eletrificados ficou em 9,7% do total (10.303 / 105.892), abaixo de outubro (10,7%), mas muito acima do registrado há um ano (5,7%). No acumulado de 2025, são 223,6 mil eletrificados, alta de 55,9% ano a ano, com participação de 10,4% nos leves (vs. 6,8% em 2024).
Distribuição por powertrain – 1ª quinzena de novembro
– BEV: 3.288 (31,9%) – PHEV: 3.181 (30,9%) – MHEV: 2.382 (23,1%) – HEV: 1.452 (14,1%)
Modelos líderes por tecnologia
– BEV: BYD Dolphin Mini – 1.257 (38,2% dos BEV) – PHEV: BYD Song Plus – 775 (24,4% dos PHEV) – MHEV: FIAT Fastback – 958 (40,2% dos MHEV) – HEV: GWM Haval H6 – 475 (32,7% dos HEV)
O segmento de eletrificados segue como principal motor de crescimento do mercado, mas a oscilação de participação na quinzena mostra que o avanço não é linear, dependendo de campanhas, disponibilidade de produto e do comportamento do mercado total.
Marcas chinesas
As marcas chinesas responderam por 9,7% das vendas na primeira quinzena de novembro, ligeiramente acima dos 9,2% registrados na quinzena anterior.

















