Com um dia a menos de negociações por conta do feriado da Consciência Negra, a semana de 17 a 21 de novembro terminou no vermelho para a Bolsa brasileira. O Ibovespa recuou 1,88%, pressionado principalmente pelas incertezas em relação à continuidade dos cortes de juros nos Estados Unidos. O humor mais cauteloso também atingiu o setor automotivo: o IAA encerrou o período com queda de 1,74%.
Dentro da carteira automotiva, apenas duas empresas nadaram contra a maré. As ações da Marcopolo (POMO4) avançaram 2,23%, enquanto a Riosulense (RSUL4) teve alta de 5,68%. Todos os demais papéis que compõem o índice fecharam em queda: Mahle Metal Leve (LEVE3) recuou 0,43%; Schulz (SHUL4), 0,62%; Fras-le (FRAS3), 1,34%; Iochpe-Maxion (MYPK3), 3,13%; Randon (RAPT4), 6,68%; e Tupy (TUPY4) registrou a maior baixa, de 9,60%.
Índice das Ações Automotivas
O IAA é o índice criado pelo After.Lab para monitorar o comportamento das ações de empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Embora ainda sejam poucas as companhias do segmento com capital aberto, o grupo já oferece uma amostra relevante para analisar o desempenho dos negócios ligados ao universo automotivo que buscam no mercado de capitais uma forma de financiar crescimento e atrair investidores.
A metodologia do índice consolida as variações diárias de fechamento das ações que compõem a carteira e calcula uma média – o IAA, Índice de Ações Automotivas. Esse indicador agrega o desempenho das sete empresas selecionadas e o compara com o Ibovespa, permitindo visualizar, em gráficos, como os papéis automotivos se comportam em relação ao mercado em geral. Os dados são ajustados para destacar mudanças de tendência em tempo quase real.
Com isso, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios focado no aftermarket automotivo – oferece ao mercado mais um indicador semanal para benchmarking. O objetivo é apoiar uma avaliação comparativa do desempenho do setor automotivo frente às grandes empresas de outros segmentos listadas em Bolsa, fornecendo uma leitura analítica baseada em índices sensíveis acompanhados diariamente nos pregões.















