A confiança das micro e pequenas empresas voltou a crescer pelo segundo mês consecutivo. Em outubro, o índice que mede o humor dos empreendedores subiu 1,1 ponto percentual em relação a setembro. O avanço foi puxado principalmente pelo Comércio, com alta de 3,5 pontos percentuais, e pelos Serviços, que registraram aumento de 0,9 ponto. Já a Indústria teve queda de 2,8 pontos percentuais no período.
Na recuperação de outubro, todas as regiões do país apresentaram resultado positivo. O destaque ficou com o Nordeste, que registrou crescimento de 6,2 pontos percentuais. Em seguida aparecem as regiões Sul (+1,5 pp), Sudeste (+1 pp) e Norte/Centro-Oeste (+0,3 pp).
“A confiança das micro e pequenas empresas é resultado de uma economia que está dando certo, com pleno emprego e inflação controlada”, avalia Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
Segundo ele, o momento também é favorecido por um fator sazonal importante: “Além disso, neste período, o consumo das famílias tradicionalmente aquece a economia e impulsiona o otimismo dos empreendedores, com forte contribuição dos setores de Comércio e Serviços”.














