Transmissão Híbrida da ZF contribui para redução de emissões de caminhões pesados em operações reais

Transmissão Híbrida da ZF contribui para redução de emissões de caminhões pesados em operações reais


  • Comprovado na prática: a solução híbrida plug-in da ZF para caminhões pesados foi testada por frotas europeias e pela Associação Alemã de Transporte (BGL)
  • A tecnologia híbrida permite uma redução significativa nas emissões de CO₂, mantendo a eficiência de custos sem comprometer a autonomia dos veículos; a infraestrutura atual de abastecimento pode continuar sendo utilizada

A nova transmissão TraXon 2 Hybrid da ZF demonstrou suas capacidades em condições reais de operação. Em testes recentes em vias públicas, transportadoras europeias e membros da Associação Alemã de Transporte Rodoviário, Logística e Gestão de Resíduos (BGL) e.V. puderam conhecer o sistema em primeira mão no veículo de testes da própria ZF. As primeiras avaliações foram positivas: os testes confirmam que a tecnologia híbrida pode reduzir significativamente as emissões e diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO), atendendo às exigências operacionais das frotas modernas.

“O valor agregado, de longo prazo e tangível, para fabricantes e frotistas com o recém-desenvolvido TraXon 2 Hybrid é claro. Por isso acreditamos que o trem-de-força híbrido se tornará uma tecnologia importante para o transporte comercial. Em aplicações com alta quilometragem diária, o caminhão de longa distância tradicional precisa de uma solução pragmática e independente da infraestrutura de recarga. O trem- de- força híbrido permitirá que montadoras e frotistas alcancem suas metas de redução de CO₂, ao mesmo tempo em que oferece um forte argumento econômico em termos de eficiência de custos”, afirma Christian Feldhaus, Vice-Presidente do segmento de produtos Transmissões & Híbridos da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.

Roger Schwarz, chefe do grupo de trabalho de tecnologia da BGL e.V., acrescenta: “A tecnologia é a combinação ideal de eficiência, confiabilidade e sustentabilidade, valores cruciais para o nosso setor. Até que a infraestrutura de carregamento europeia esteja amplamente disponível, o sistema híbrido da ZF apresentado oferece uma solução prática para as empresas associadas no caminho rumo à eletrificação completa”.

A TraXon 2 Hybrid foi desenvolvida para melhorar a eficiência geral e reduzir significativamente as emissões de CO₂, preservando a autonomia e as capacidades de abastecimento do motor à combustão. O sistema de transmissão, apresentado pela ZF no salão IAA Mobility do ano passado, é adequado para veículos comerciais pesados nas configurações híbrida completa ou plug-in. Sua versatilidade permite integração fluida em diversas arquiteturas veiculares. Ele também pode ser combinado com motores a diesel, HVO/e-fuels, GNV/GLP ou combustão a hidrogênio.

Redução de Emissões e Eficiência de Custos
LCálculos usando a ferramenta de simulação VECTO mostram um potencial de redução de CO₂ de até 47% no transporte de longa distância e até 73% no transporte de distribuição, considerando recargas consistentes. Isso atende diretamente às metas estabelecidas para as frotas até 2030 e cria flexibilidade diante de futuras regulamentações de pedágios e impostos. Nesse sentido, a ZF também apoia a inclusão dos caminhões PHEV nas classificações dos sistemas de pedágio europeus — incluindo compensações de peso bruto — de forma semelhante ao que já é aplicado a caminhões elétricos.

Tecnologia de Produção em Larga Escala
O novo sistema é tecnicamente baseado na comprovada tecnologia de produção em larga escala da ZF. Seu núcleo é a transmissão TraXon 2 para veículos comerciais pesados, complementada por desenvolvimentos internos em diversas áreas de eletrificação. O motor elétrico é posicionado no layout P2 — entre a embreagem e a transmissão — transmitindo sua potência por meio de um conjunto planetário diretamente para o eixo de entrada. Isso permite que o caminhão opere em modo totalmente elétrico. Além disso, o motor elétrico auxilia o motor a combustão em modo boost ou dedesempenho acelerado e possibilita a frenagem regenerativa. A arquitetura elétrica opera entre 600 e 800 volts, com potência contínua de 190 kW e potência de pico significativamente superior.