Neoenergia e Honda se unem para acelerar uso do hidrogênio verde na mobilidade brasileira

Neoenergia e Honda se unem para acelerar uso do hidrogênio verde na mobilidade brasileira


Empresas unem recursos para fomentar o uso do hidrogênio verde como alternativa promissora para uma mobilidade cada vez mais sustentável

A Neoenergia e a Honda anunciaram hoje (27) uma colaboração estratégica para impulsionar o desenvolvimento de iniciativas baseadas em hidrogênio verde (H₂V) voltadas à mobilidade urbana e ao transporte comercial no Brasil.

A parceria será desenvolvida no primeiro posto de abastecimento com H₂V da Neoenergia no país, localizado em Brasília (DF). O projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Aneel, com investimento superior a R$ 30 milhões. O posto de abastecimento será inaugurado em dezembro de 2025.

A Honda integrará o projeto visando fomentar a pesquisa e inovação, contribuir com demonstrações tecnológicas e estudos de viabilidade e explorar oportunidades conjuntas na produção e no uso do hidrogênio verde, com foco especial na mobilidade urbana, além de aplicações industriais.

Na estação de abastecimento, serão conduzidos testes e validações técnicas com o modelo CR-V e:FCEV da Honda – um SUV elétrico híbrido plug-in com célula de combustível a hidrogênio. O período de testes com o automóvel será de seis meses.

Com isso, busca-se desenvolver alternativas complementares que ajudarão no processo de descarbonização do setor automotivo, contribuindo para a meta comum entre as duas empresas de neutralidade de carbono até 2050.

“Essa colaboração reforça nosso compromisso com soluções inovadoras que aceleram a eletrificação e a descarbonização da economia brasileira. Ao lado da Honda, somamos forças para desenvolver tecnologias sustentáveis que ampliam oportunidades de negócio e consolidam a liderança da Neoenergia na transição energética”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

“Estamos muito entusiasmados em iniciar essa colaboração estratégica com a Neoenergia no Brasil, um país com grande potencial para o desenvolvimento do hidrogênio. Com mais de três décadas de experiência e pesquisa nesse campo, acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para ampliar as possibilidades de uso do hidrogênio e fortalecer o caminho rumo a uma sociedade neutra em carbono”, afirma Arata Ichinose, CEO da Honda Automóveis do Brasil.

Hidrogênio verde: o combustível do futuro

O hidrogênio verde é produzido por eletrólise da água com fontes renováveis e se destaca como solução para descarbonizar setores como transporte pesado e indústria. A Iberdrola, empresa espanhola que controla a Neoenergia, é uma das líderes nesse segmento, já opera projetos semelhantes na Europa e aposta no Brasil como referência global em energia limpa e tecnologias emergentes, como o hidrogênio verde.

Honda: três décadas de liderança em tecnologia do hidrogênio

A Honda lidera há mais de 30 anos o desenvolvimento de tecnologias baseadas em hidrogênio e vê esse elemento como um dos pilares para atingir sua meta de neutralidade de carbono até 2050. Além de veículos comerciais, a empresa investe em aplicações como geradores estacionários e máquinas de construção, consolidando sua liderança em soluções sustentáveis para diferentes setores.

A tecnologia usada nos veículos abastecidos com hidrogênio se baseia em células de combustível que convertem o hidrogênio em eletricidade de maneira eficiente e limpa. O hidrogênio armazenado reage com o oxigênio do ar para gerar eletricidade, que alimenta a bateria e o motor elétrico do veículo.
Tudo isso acontece de forma silenciosa, eficiente e sem emissão de gases poluentes, liberando apenas água pelo escapamento.

É uma solução limpa, sustentável e inovadora, pronta para transformar o futuro da mobilidade.