Hoje, as mulheres já respondem por 44% das compras de carros novos no Brasil, de acordo com dados do Google.
O número foi apresentado por Lara Guedes, head de indústrias automotivas e de entretenimento do Google Brasil, em uma análise específica sobre a jornada de compra feminina na plataforma.
“Descobrimos que as preferências das mulheres em relação aos carros vão muito além de clichês, como querer espaço para colocar a bolsa”, afirmou a executiva, em conversa promovida pelo Jornal do Carro na arena SDA Talks, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, encerrado no domingo, 30.
Segundo Lara, o público feminino demonstra forte interesse em temas como motorização, consumo de combustível e segurança. Além disso, elas tendem a pesquisar por mais tempo antes da compra, visitar um número maior de concessionárias e, depois de escolher uma marca, costumam permanecer fiéis a ela por mais tempo, mantendo-se dentro da mesma fabricante em trocas futuras.
Mulheres são grandes clientes, mas seguem pouco representadas nas empresas
Apesar de já responderem por quase metade das compras de carros novos, as mulheres ainda têm baixa participação nas empresas do setor automotivo. Levantamentos indicam que elas representam apenas 24% do quadro de funcionários na cadeia como um todo — incluindo montadoras, fabricantes de autopeças e tecnologia, concessionárias e demais elos do segmento.
“Na liderança, esse número é ainda menor. É importante lembrar que, se essa indústria vende para todo mundo, precisa também contratar e promover perfis diversos”, destacou Paula Braga, CEO da empresa, durante o SDA Talks.
A RX, organizadora do Salão do Automóvel, ainda não divulgou qual porcentual do público do evento foi composto por mulheres. Mas, nesta edição, a percepção geral foi de um ambiente mais inclusivo para as visitantes.
Nos estandes, o foco voltou a ser os carros, e não mulheres em roupas justas. Poucas marcas recorreram a esse tipo de abordagem — e nenhuma delas era uma montadora tradicional ou com entrada estruturada no mercado brasileiro.














