E

The Ultimate Guide to the Letter E: History, Usage, and Fun Facts

A Confi Neotrust, empresa de inteligência de mercado especializada no monitoramento do e-commerce brasileiro, divulgou o balanço das vendas online realizadas entre quinta-feira (27) e domingo (30), período da semana da Black Friday. O faturamento total superou R$ 10,19 bilhões, crescimento de 7,8% em relação ao mesmo intervalo do ano passado (28 de novembro a 1º de dezembro de 2024), quando foram registrados R$ 9,39 bilhões.

No total, quase 56,9 milhões de itens foram vendidos, somando 21,5 milhões de pedidos – alta de 16,5% no número de compras finalizadas na comparação anual.

Entre as categorias com melhor desempenho em faturamento, TVs lideraram com R$ 868,3 milhões, seguidas por smartphones (R$ 791,2 milhões) e geladeiras/refrigeradores (R$ 556,8 milhões). Considerando produtos específicos, o ar-condicionado Split Samsung 12.000 BTUs Inverter WindFree ficou em primeiro lugar no ranking de faturamento, à frente da Smart TV Samsung 70” 4K Crystal Gaming Hub e do iPhone 16 de 128 GB, na cor preta.

De acordo com o head de Negócios da Confi Neotrust, Léo Homrich Bicalho, a leitura dia a dia dos dados mostra dois momentos bem distintos de comportamento do consumidor. “Na virada do evento (quinta e sexta), a estratégia foi claramente de volume e desconto: o faturamento cresceu dois dígitos (+34% e +11%, respectivamente), impulsionado por uma queda agressiva no tíquete médio (-17% e -12%). Isso confirma que o consumidor aproveitou as ofertas para encher o carrinho com itens de menor valor e moda”, analisa.

No fim de semana, porém, o movimento mudou. “O domingo (30/11) trouxe o insight mais interessante: mesmo com queda no faturamento total (-7,9%), o tíquete médio disparou +18%, indicando que as compras de impulso por itens de menor valor saíram de cena, dando lugar a compras mais analíticas”, afirma o executivo.

Na quinta-feira (27), véspera da Black Friday, o e-commerce nacional faturou R$ 2,28 bilhões, alta de 34,1% sobre o mesmo dia do ano anterior. Na própria Black Friday (28), as vendas somaram R$ 4,76 bilhões, meio bilhão de reais acima do resultado de 2024, o que representa crescimento de 11,2%.

No sábado (29), o faturamento recuou para R$ 1,73 bilhão, queda de 10,7% em relação ao sábado de 2024. O tíquete médio, de R$ 459,90, ficou 4,9% abaixo do registrado no ano passado. Já no domingo (30), o faturamento atingiu R$ 1,36 bilhão, baixa de 7,9% frente ao domingo pós-Black Friday anterior. Em contrapartida, o tíquete médio chegou a R$ 424,40, avanço de 18% em comparação com 2024.