Condições das pastilhas e de outros componentes são determinantes para garantir a eficiência de frenagem, principalmente em rodovias que exigem respostas rápidas em situações adversas.
Com a aproximação das férias e o aumento do movimento nas rodovias pelo Brasil, muitas pessoas planejam viagens de carro em busca de descanso e lazer. Para que o trajeto seja seguro e sem imprevistos, é fundamental incluir amanutenção preventiva do veículona programação antes de pegar a estrada. Entre todos os itens de segurança, osistema de freiomerece atenção especial na revisão de férias.
AJurid, fabricante de componentes para freios, reforça que aspastilhas de freiosão itens prioritários nessa avaliação. O desgaste contínuo do material de atrito, ao entrar em contato com os discos, faz o veículo desacelerar até parar.
Localizadas nosistema dianteiro e em alguns traseiros, junto com osdiscos de freio, as pastilhas são os itens mais exigidos na frenagem e acabam tendo necessidade de troca com maior frequência do que outros componentes. As sapatasexecutam a mesma função nosistema traseiro, em conjunto com otambor, mas o desgaste ocorre de forma mais lenta.
No caso específico das pastilhas de freio, alguns aspectos ajudam a identificar o desgaste e a necessidade de substituição. “Alguns sinais são característicos, como ruído de metal, que acontece quando a chapa metálica começa a encostar no disco. Pedal do freio mais baixo ou mais durodo que o normal, redução da eficiência nas frenagens, exigindo maior distância para parar o veículo; vibração ao frear e luz indicativa acesa no painel ou alerta no computador de bordo”, comenta Ana Paola, gerente de operações da Jurid.
Dependendo do modelo do veículo, há pastilhas comsensores de desgaste eletrônico que irão acender a luz no painel do veículo, indicando a necessidade de troca. Existem, também, pastilhas com o sensor mecânico que gera um ruído característico para alertar o motorista sobre o momento de substituir a peça, antes de os componentes sofrerem atrito com o disco de freio.
Além da checagem das condições das pastilhas de freio, Ana Paola orienta incluir na revisão a avaliação todos os componentes para manter a segurança e o desempenho na frenagem. “É importante verificar as condições dos discos de freio, sapatas, tambores, pinça de freio, pino deslizante, servo freio, cilindro mestre e fluido de freio e tubulações.
A revisão do sistema de freio em uma oficina de confiança vai garantir a eficiência da frenagem em situações adversas durante a viagem, garantindo que motorista e ocupantes do veículo cheguem em segurança ao destino.
A Jurid oferece portfólio com linhas de pastilhas, sapatas de freio e lubrificantes com diversidade de itens para atender a frota circulante. As informações sobre os produtos estão disponíveis no link: https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.















