Os microempreendedores individuais (MEIs) veem o próximo ano com bons olhos. Levantamento do Sebrae mostra que 57% acreditam que 2026 será melhor do que 2025 e 15% esperam um cenário semelhante ao atual. Mais de dois terços dos entrevistados avaliam que 2025 foi melhor (34%) ou igual (28%) ao ano anterior para seus negócios.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a leitura de que a economia vive um ciclo positivo, com reflexos diretos no ambiente de negócios.
“Com a inflação dentro da meta e uma situação de quase pleno emprego, a economia brasileira está aquecida. Isso amplia a confiança dos empreendedores e as expectativas para que o próximo ano seja ainda melhor. Isso é mais inclusão e renda para o país”, afirma.
O estudo também indica que 60% dos MEIs planejam adotar novas estratégias para impulsionar as vendas em 2026. Entre as principais iniciativas previstas estão o investimento em propaganda (40,5%), o aumento da variedade de produtos e serviços (26%) e a participação em cursos e treinamentos (11%).
Na análise por segmento, a indústria se destacou. Entre os MEIs industriais, 41% afirmam que 2025 foi melhor do que o ano anterior e 26% consideram que o desempenho se manteve no mesmo nível.













