Levantamento do Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3 e responsável pelo registro das operações de financiamento de veículos no país, mostra que 2025 encerrou com alta de 2% nos financiamentos, somando 7,3 milhões de unidades. É o terceiro ano consecutivo de crescimento, consolidando uma tendência de retomada e representando o melhor resultado em volume desde 2011.
O desempenho das regiões Nordeste e Norte foi decisivo para esse avanço. Os financiamentos cresceram 12,3% no Nordeste e 9,8% no Norte, puxando o resultado nacional.
Do total financiado, 2,6 milhões de unidades foram de veículos novos, o que representa mais de 50% das vendas de 0 km no país, que somaram 4,6 milhões até novembro, segundo a Fenabrave. Já os usados responderam por 4,6 milhões de unidades financiadas. No entanto, ainda não há um dado público consolidado sobre o total de vendas de veículos usados em 2025.
O estudo da B3 mostra ainda que 41,9% de todos os veículos financiados no ano, novos e usados, foram comercializados na Região Sudeste. Em seguida aparecem o Sul, com 20,2%; o Nordeste, com 19,5%; o Centro-Oeste, com 10,6%; e o Norte, com 7,9% do total de financiamentos no país.











