Stellantis tem o melhor resultado de sua história em exportação e produção na América do Sul

Stellantis tem o melhor resultado de sua história em exportação e produção na América do Sul


  • Em 2025, mais de 158 mil veículos embarcaram do Brasil para outros mercados, com 165% de aumento em relação a 2021
  • Produção na América do Sul alcança 993 mil veículos, novo recorde anual
  • Polo Automotivo de Betim (MG) liderou as exportações, com crescimento de cerca de 41%
  • Fiat Strada (39,6 mil) em Betim; Jeep Compass (15,8 mil) em Goiana; e Citroën Aircross (9,6 mil) em Porto Real foram os modelos mais exportados em cada fábrica

A Stellantis celebrou em 2025 seu quinto ano de atuação na América do Sul com resultados históricos, registrando o melhor desempenho anual de exportação e produção desde a criação da companhia, em 2021.

Ao longo de 2025, foram exportados mais de 158 mil veículos produzidos no Brasil. Este volume representa uma alta de aproximadamente 36% frente a 2024 e de cerca de 165% na comparação o primeiro ano de operação da companhia, em 2021. Com isso, o ano passado se torna o melhor ano da história da Stellantis em exportações a partir do Brasil.

O desempenho foi sustentado pela forte atuação dos três polos industriais da companhia no país. O Polo Automotivo de Betim (MG) liderou as exportações em 2025, com 81,5 mil veículos embarcados, um avanço de cerca de 41% em relação ao ano anterior. Já o Polo Automotivo de Porto Real (RJ) manteve um ritmo consistente de crescimento e registrou alta de 38%, com 28,9 mil unidades exportadas no acumulado do ano.

Na sequência, o Polo Automotivo de Goiana (PE) alcançou novos recordes em 2025 e foi responsável por 47,3 mil veículos exportados, um crescimento de 27% na comparação com 2024. A fábrica pernambucana também contribuiu para a expansão global da Stellantis, com dois modelos produzidos no polo estreando em novos mercados: o Jeep Commander e a Ram Rampage.

Entre os modelos que se destacaram nas exportações de 2025, a Fiat Strada, veículo mais vendido de toda a América do Sul, foi a protagonista em Betim (MG) e o veículo mais exportado ao longo do ano, com 39,6 mil unidades embarcadas, também exportadas em alguns países como Ram 700. Em Goiana (PE), o Jeep Compass liderou as exportações, com 15,8 mil unidades, enquanto em Porto Real (RJ) o Citroën Aircross foi o modelo mais exportado, totalizando 9,6 mil veículos enviados ao exterior.

“O ano de 2025 foi excepcional para a Stellantis. Esses resultados confirmam a competitividade do nosso portfólio e a força das nossas marcas. A América do Sul tem um papel estratégico dentro da Stellantis e segue como um pilar fundamental para atender às demandas da região. Os produtos que desenvolvemos no país reafirmam o compromisso das nossas equipes em entregar soluções que realmente impactam o mercado com qualidade, eficiência e disciplina operacional”, destaca Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Produção atinge recorde histórico e reforça escala industrial no país

Além do desempenho histórico nas exportações, a Stellantis também alcançou, em 2025, o maior volume anual de produção desde sua criação. Ao todo, foram 993 mil veículos produzidos na América do Sul ao longo do ano, estabelecendo um novo recorde para a companhia.

No Brasil, a produção registrou um avanço de aproximadamente 12% em relação ao ano anterior, com mais de 846 mil veículos fabricados em 2025. A maior parte desse volume esteve concentrada no Polo Automotivo de Betim (MG), com mais de 525 mil unidades, alta de 12% em relação a 2024. Em Goiana (PE), a produção alcançou mais de 250 mil veículos, crescimento de aproximadamente 7%, enquanto Porto Real (RJ) registrou mais de 67 mil unidades produzidas, avanço de 29% na comparação anual.

O resultado reflete a escala industrial da operação brasileira, sustentada por um ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões, iniciado em 2025 e previsto até 2030, o maior da história da indústria automotiva brasileira e sul-americana, além da eficiência dos processos produtivos e da amplitude do portfólio multimarcas da Stellantis, capaz de atender diferentes segmentos e mercados.

“Alcançar o maior volume de produção desde a criação da companhia demonstra a solidez da nossa base industrial na América do Sul e a nossa preparação para acelerar novos ciclos de crescimento. Seguiremos empenhados em atender às necessidades e aos desejos dos clientes, com foco em inovação e excelência industrial em todos os mercados em que atuamos”, finaliza Zola.