Profissionais interessados em mapear oportunidades de negócios geradas pelo acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, cuja assinatura está prevista para este sábado (17), passam a contar com uma nova ferramenta online.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta sexta-feira (16) uma plataforma digital que reúne dados detalhados sobre o comércio entre os dois blocos. O Painel de Oportunidades Mercosul–União Europeia consolida informações sobre países compradores, produtos exportados pelo Brasil, distribuição regional das exportações, tarifas aplicadas e o cronograma de redução tarifária previsto no acordo.
De acordo com o ministério, a ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Comércio Exterior, foi criada para apoiar a atuação de exportadores brasileiros e orientar a formulação de políticas públicas de comércio exterior.
“O acordo com a União Europeia é o mais relevante já firmado pelo Mercosul”, afirmou a secretária nacional de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, destacando o potencial de integração de um mercado de cerca de 720 milhões de pessoas (450 milhões na UE e aproximadamente 295 milhões no Mercosul) e a possibilidade de ampliar em cerca de US$ 7 bilhões as exportações brasileiras.
“Mas, para que ele alcance todo o seu potencial, é necessário transformar os compromissos assumidos em oportunidades concretas”, acrescentou Tatiana. Segundo ela, o painel é uma primeira entrega dentro de um esforço contínuo de implementação do acordo e funciona como instrumento de política pública para democratizar o acesso à informação.
“Ele organiza informações estratégicas e as coloca à disposição de quem decide, produz e exporta”, concluiu a secretária.
Disponível desde ontem na internet, o painel permite a visualização dos dados por unidade da federação, setores e produtos.













