Com a redução das tensões externas e o aumento do fluxo de capital estrangeiro para o Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo emplacou uma sequência de recordes e fechou a semana de 16 a 23 de setembro com valorização acumulada de 8,53%.
O movimento positivo também se refletiu nas ações do setor automotivo. O IAA, índice que monitora o desempenho da carteira automotiva, avançou 5,23% no período.
Entre os destaques da semana, as ações da Tupy (TUPY4) subiram 9,50%, seguidas por Marcopolo (POMO4), com alta de 8,61%, e Iochpe-Maxion (MYPK3), que registrou ganho de 7,79%.
Outros papéis do setor também apresentaram desempenho positivo: Randon (RAPT4) avançou 4,61%; Riosulense (RSUL4), 4,07%; Schulz (SHUL4), 3,40%; Fras-le (FRAS3), 3,18%; e Mahle Metal Leve (LEVE3), 0,64%.
O que é o Índice das Ações Automotivas (IAA)
O IAA é um índice criado pelo After.Lab para acompanhar a performance das ações de empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Embora ainda seja restrito o número de companhias do segmento com capital aberto, o conjunto já permite uma leitura consistente sobre o comportamento das operações ligadas ao universo automotivo que recorrem ao mercado de capitais para atrair investidores e financiar seu crescimento.
A metodologia reúne as variações diárias dos preços de fechamento de cada ação e calcula uma média, resultando no IAA – Índice de Ações Automotivas. Esse indicador reflete a oscilação média das empresas selecionadas e é comparado ao Ibovespa, gerando gráficos que permitem acompanhar como as ações automotivas se comportam em relação ao mercado em geral, com sensibilidade às variações em tempo praticamente real.
Dessa forma, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios focado no aftermarket automotivo – disponibiliza mais um índice semanal para servir de benchmarking ao mercado. O objetivo é oferecer uma referência adicional para a avaliação comparativa do desempenho do setor automotivo, tomando como base o comportamento em Bolsa de grandes empresas e criando uma visão analítica alinhada aos movimentos diários dos pregões.














