– Primeiro o nome, depois a cor: Amarelo Canário está no portfólio de cores da marca e estampará picape como símbolo de conexão, legado e identidade;
– Nova picape, em segmento inédito para a Volkswagen, é mais um projeto 100% desenhado, planejado e desenvolvido no País;
– Com produção confirmada em São José dos Pinhais (PR), Tukan simboliza um novo capítulo da Volkswagen no Brasil;
– Saiba como nasce o nome e a cor de um projeto inédito com vocação regional e global;
– Projeto integra a ofensiva de 21 lançamentos da Volkswagen na América do Sul até 2028, sustentada por investimentos de R$ 20 bilhões na região.
Alguns projetos começam ganhando forma. Outros começam ganhando nome e cor. A Volkswagen do Brasil anuncia, pela primeira vez, o nome de sua nova picape inédita e antecipa uma das cores que marcarão sua chegada ao mercado. Tukan tem nome revelado e confirma o retorno da tonalidade Amarelo Canário ao portfólio da marca como símbolo de identidade e legado.
Parte da ofensiva de 21 novos lançamentos da Volkswagen para a América do Sul até 2028, sustentada por um investimento de R$ 20 bilhões na região, a nova picape Volkswagen Tukan nasce como um projeto que traduz identidade, intenção e significado, dando início a um novo e importante capítulo da Volkswagen no País.
A picape Tukan será mais um veículo 100% desenhado, planejado e desenvolvido no Brasil, com produção confirmada para a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2027. “Como brasileiro, não encontro outra palavra a não ser ‘orgulho’ para descrever este momento. A Tukan simboliza uma virada estratégica para a nossa marca no Brasil e reforça o papel estratégico do País no desenvolvimento de veículos da Volkswagen, valorizando a nossa engenharia, nossas pessoas e a nossa capacidade local de criar produtos com relevância regional e vocação global”, afirma Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.
A revelação do nome e cor de lançamento da nova picape Tukan aconteceu na sede da CBF, em uma ação que marcou o anúncio do patrocínio da Volkswagen do Brasil às seleções brasileiras de futebol, masculina e feminina. No primeiro sketch da Tukan, a picape, posicionada em um segmento inédito para a marca, aparece na companhia da mascote da Seleção Brasileira, o Canarinho.

Amarelo Canário une legado, futuro e identidade
Ao longo da história da Volkswagen, a cor amarela esteve presente em modelos que marcaram gerações e ajudaram a construir uma relação afetiva e profunda entre a marca e as pessoas.
Ao estampar saudosos modelos como Kombi, Fusca, Brasília, com a cor sendo até tema de música, SP, Passat, Saveiro, Golf, Gol, em diferentes séries especiais, New Beetle, CrossFox e Fox, o amarelo apareceu em momentos emblemáticos da trajetória da Volkswagen no País. A cor sempre esteve associada à ousadia, à emoção e à capacidade da marca de criar produtos que se conectam com o imaginário coletivo brasileiro.
Na picape Tukan, o Amarelo Canário surge como uma escolha que reforça essa conexão histórica, traduzindo energia, presença e identidade regional, valores que atravessam décadas da relação da Volkswagen com seu público no Brasil e na região.
“A definição da cor para o lançamento de um projeto inédito, como a nova picape Volkswagen Tukan, vai muito além da estética. A cor traduz propósito, reforça a identidade do produto e se conecta diretamente com o perfil e as expectativas do cliente e na Volkswagen, essa escolha é tratada com sensibilidade, garantindo que cada detalhe contribua para uma experiência marcante”, afirma Telma Blasquez, gerente de CMF (Color, Materials and Finishing) da Volkswagen do Brasil.
Nome e sobrenome: a cor como parte intrínseca do produto
Mais do que um impacto visual imediato, a cor cumpre um papel estratégico na construção da identidade do novo produto. “Nunca é somente a cor pela cor”, explica a executiva. “Quando você vê um carro com uma cor diferente na rua, primeiro você olha a cor em si, sente o que ela desperta em você e, só depois, identifica o modelo”, complementa Telma.
Desde a sua concepção, a nova picape Volkswagen Tukan foi pensada para expressar versatilidade e personalidade antes mesmo de chegar às ruas. Por isso, a definição do Amarelo Canário como uma das cores lançamento se deu ainda nas fases iniciais de desenvolvimento do produto, em um processo finamente integrado entre Design, Marketing, Produto e Comunicação locais, em alinhamento com a matriz da Volkswagen, na Alemanha.
Em um tom mais sóbrio e maduro do que os amarelos historicamente utilizados pela marca, o Amarelo Canário da Tukan reforça uma proposta de imponência, robustez e confiança, sem perder a conexão emocional com a brasilidade e a identidade regional. Uma escolha que equilibra legado de marca e contemporaneidade, alinhada também a tendências globais de design e comportamento.
Tukan: como nasce o nome de um novo Volkswagen
A definição do nome de um novo modelo Volkswagen segue o mesmo cuidado e profundidade do processo que envolve a escolha da cor de lançamento do produto. E, no caso da Tukan, não foi diferente.
A construção do nome envolveu rodadas de discussão, validações regionais e análises estratégicas, até chegar a opções que representassem, de forma legítima, a identidade do produto e o posicionamento desejado para a nova picape. O processo envolveu um time multifuncional, com representantes das áreas de marketing, marketing de Produto, comunicação, design, estratégia, planejamento e desenvolvimento do Produto, jurídico e mercados regionais, incluindo Brasil e outros países da América do Sul, além de áreas responsáveis por exportação.
“O objetivo era encontrar um nome único, curto e forte, capaz de dialogar com diferentes culturas, soar bem em diversos idiomas e refletir a missão do produto desde sua origem”, explica Fernando Silva, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Ao longo do processo, diferentes alternativas foram avaliadas e amadurecidas a partir de critérios como leitura cultural, sonoridade, facilidade de pronúncia, memória e adequação aos mercados onde o modelo será comercializado.
“E assim chegamos a Tukan, um nome que carrega identidade, exclusividade e conexão com a nossa região. Ele nasce inspirado em elementos da nossa fauna local, como o tucano, uma ave nativa das Américas, única, reconhecida pela presença marcante e pelas cores vibrantes, e traduz exatamente o que este projeto representa para a Volkswagen: um produto único, com personalidade clara e pensado para se destacar na nossa região”, completa Fernando.
Ao unir um nome com forte identidade regional e uma cor carregada de simbolismo, a Volkswagen reafirma sua forma de criar produtos: com propósito, orgulho, integração e respeito ao próprio legado.
Volkswagen Tukan, em breve, para construir novas histórias, seja no Brasil e fora dele. O início de uma nova era para as picapes. 2027 está logo ali.













