O Volkswagen ID.7, também conhecido como Aero B, já virou rotina diante dos olhos aguçados dos paparazzi europeus, circulando sempre com pouco disfarce.
Tido como sucessor do Passat, o Aero B é uma proposta da VW para manter o segmento de sedãs em sua fase eletrificada e ampliar o alcance das vendas.
Ainda que o mercado global direcione as vendas para SUVs e crossovers, ainda existe demanda para demais segmentos, desde que apenas alguns players atendam os pedidos.
É aí que entra o ID.7 com missão de ter sedã e perua tradicionais com motores elétricos no lugar de combustão.
Aliás, deverão ser 299 cavalos alocados nessa combinação, que pode ter inicialmente apenas tração traseira, além da AWD.
O motor elétrico traseiro indicado pela Volkswagen numa imagem divulgada, onde o plataforma MEB aparece nessa configuração, o ID.7 deve surgir com 203 cavalos.
A ilustração revela potência de recarga de até 200 kW ou menos de 30 minutos aproximadamente, assim como autonomia de até 700 km no ciclo WLTP.
Evidentemente, o VW ID.7 de produção terá futuramente uma variante de tração AWD, provavelmente com motor elétrico dianteiro de 102 cavalos.
Isso lhe daria 299 cavalos para ter um desempenho de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.
Sem ser um sedã puro, como porta-malas bem destacado e tampa independente, o Aero B atenderá aos clientes de notchbacks ou liftbacks na Europa.
Já a perua do Aero B, sucessora da Variant, deverá ter um estilo mais shooting brake como no conceito, valorizando o estilo, porém, mantendo a funcionalidade.
Com produção na Alemanha e China, essencialmente, o VW ID.7 deverá ter somente opções de bateria, seguindo assim os demais modelos da família ID.
Na Skoda, por exemplo, o foco é oferecer potências diferentes, geralmente menores que os equivalentes de VW e Audi.
Então, agora é esperar o segundo semestre para vermos o sucessor do Passat dar as caras no velho continente.
[Projeção: Autocar]