Vendas no primeiro quadrimestre aumentaram quase 30% ao somar 382,5 mil unidades emplacadas
Do Automotive Business
A venda de motos em abril somou 107,7 mil unidades e registrou pequena queda de 2,1% na comparação com março. No entanto, a média diária de emplacamentos cresceu mais de 13% e atingiu 5.670 unidades. No acumulado do ano já foram emplacadas 382,5 mil unidades, o melhor resultado em sete anos, com volume 27,4% maior que o anotado no primeiro quadrimestre de 2021.
O desempenho de mercado de duas rodas até abril também foi o melhor de todos os setores acompanhados pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários e divulgou sua atualização mensal na terça-feira, 3. Como comparação, a venda de caminhões e ônibus subiu apenas 1,8% e a de automóveis e comerciais leves caiu 22,8%.
“Apesar do crédito mais restrito em 2022, o segmento de motos tem registrado excelentes resultados”, afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior. De acordo com o executivo, os serviços de entrega de comida e encomendas continuam motivando a venda de motos, mas a economia de combustível dos veículos de duas rodas também passou a atrair consumidores que antes andavam apenas de carro.
Honda volta a avançar sobre Yamaha
Nestes quatro meses de 2022 a Honda sozinha foi responsável por 288,4 mil motos emplacadas, 30,1% a mais sobre o mesmo período do ano passado. Nesse intervalo, sua fatia de mercado passou de 73,8% para 75,4% e, com isso, ela reconquistou parte do espaço que havia perdido para a Yamaha em 2021.
Nesta mesma comparação, a fatia de mercado da segunda colocada recuou de 19,5% para 17,5%. A Yamaha vendeu no acumulado do ano 67,1 mil motos e registrou crescimento de 14,5%, abaixo da média do mercado. Isso ocorre porque desde março sua produção em Manaus (AM) está parcialmente comprometida pela falta de componentes. O problema só deve ser corrigido a partir de junho.