A Mercedes-Benz Cars & Vans, o novo nome da marca de carros de luxo, agora empresa separada da Daimler Trucks, cortará uma boa parte dos concessionários em todo o mundo.
O foco da empresa será as vendas diretas, assim como maior controle sobre os preços de varejo no mercado mundial.
Stuttgart decidiu cortar de 15% a 20% das concessionárias na Alemanha e 10% da rede em todo o mundo. Para uma marca de alcance global, é um volume considerável.
O foco nas vendas diretas ajudará a marca a reduzir os custos de distribuição e logística, mas a Mercedes-Benz está mesmo de olho em outra coisa, o preço final ao consumidor.
A marca quer ampliar o controle sobre os preços, buscando reduzir os descontos dados pelos revendedores, o que come boa parte das margens de lucro da montadora.
Harald Wilhelm, diretor financeiro da Mercedes-Benz, disse: “Queremos ter mais proximidade com o cliente e, portanto, ter melhor controle sobre os preços”.
Wilhelm comentou: “É por isso que estamos saindo do papel atual de revendedor.”
A Mercedes-Benz quer 80% das vendas europeias por meio desse método até 2025, ampliando ainda de cinco para 20 países os que terão maior ênfase nas vendas diretas.
Pela internet, a marca quer ter 25% das vendas globais até 2025. Isso retira dos revendedores o famoso desconto, especialmente em mercados consolidados, onde a demanda é sempre alta, assim como a concorrência.
Bettina Fetzer, vice-presidente de comunicações e marketing, disse: “Precisamos de menos showrooms grandes em mercados maduros”.
Fetzer comentou: “Vamos nos afastar dos grandes showrooms, principalmente quando passarmos para as vendas diretas.”
Segundo a Mercedes-Benz, existem 1.000 pontos de vendas e serviços Mercedes e Smart na Alemanha e 6.500 revendedores em todo o mundo.
Bettina Fetzer disse mais: “Nossos clientes estão ficando mais jovens, mais ricos e mais digitais”.
Por isso, novos métodos de venda estão sendo considerados para atingir esse público.
[Fonte: Auto News]