ações do setor automotivo sobem e IAA fecha a semana com alta de 0,76%

Ações do Setor Automotivo Sobem e IAA Fecha Semana em Alta de 0,76%

Mal a Mahle Metal Leve (LEVE3) divulgou um lucro líquido de R$ 187,3 milhões no terceiro trimestre de 2025 — um salto de 32% em relação ao mesmo período de 2024 — e as ações da companhia dispararam, encerrando a semana com alta de 10,46%.

Esse desempenho positivo puxou o Índice das Ações Automotivas (IAA), que fechou a semana com valorização de 0,76%.

Outras empresas do setor também registraram ganhos: Randon (RAPT4) subiu 3,97%, Fras-le (FRAS3) avançou 2,58%, Tupy (TUPY4) teve alta de 0,70% e Marcopolo (POMO4) cresceu 0,56%. Por outro lado, algumas companhias fecharam no vermelho: Riosulense (RSUL4) caiu 6,12%, Iochpe-Maxion (MYPK3) recuou 4,66% e Schulz (SHUL4) teve baixa de 1,43%.

O IAA, desenvolvido pelo After.Lab, é um índice que acompanha o desempenho das ações de empresas do setor automotivo listadas na Bolsa. Apesar de poucas companhias do segmento terem capital aberto, o indicador já permite uma leitura relevante sobre o desempenho das operações automotivas no mercado de capitais brasileiro.

A metodologia do IAA considera as variações diárias dos preços de fechamento das ações das sete empresas selecionadas, gerando uma média que é comparada ao índice Ibovespa. Isso permite analisar o comportamento das ações automotivas em relação ao mercado geral, com gráficos que mostram as tendências em tempo real.

Com essa iniciativa, o After.Lab — núcleo de pesquisa e inteligência de negócios focado no aftermarket automotivo — oferece ao mercado um novo índice semanal, que pode ser usado como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do setor. O resultado é uma visão analítica baseada em dados sensíveis do pregão, ajudando empresas e profissionais a acompanhar de perto os movimentos do mercado automotivo brasileiro.