Aqui nasce o novo. De novo

Aqui Nasce o Novo: Reinventando o Futuro de Novo

As principais lideranças do aftermarket automotivo se reuniram pela 29ª vez, em 1º de dezembro, para celebrar os Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças. O evento marcou o encerramento de uma verdadeira maratona: foram 1.000 entrevistas realizadas e um volume ainda maior de ligações telefônicas até a consolidação dos resultados. Um trabalho conduzido pelo After.Lab, núcleo de inteligência de negócios do mercado de reposição, com alto nível de dedicação e rigor metodológico para oferecer o retrato mais fiel possível do momento vivido pelo segmento de distribuição, a partir da visão de 500 varejistas, ouvidos em duas etapas nas cinco regiões do País.

A cobertura completa da cerimônia de premiação está nesta edição, com registros fotográficos que ajudam a eternizar os principais momentos de mais uma noite de gala para o setor. Na próxima quinzena, o Novo Varejo digital apresentará os resultados detalhados da pesquisa.

Fiel à sua tradição, a Nhm – Novomeio Hub de Mídia voltou a usar o palco dos Maiores e Melhores para antecipar novidades para o ano seguinte. Inovação é hoje um requisito para a evolução dos negócios no aftermarket, mas, para a Nhm, esse conceito orienta a atuação desde 1994. Em 31 anos, criar e renovar nunca deixou de fazer parte da rotina.

Neste encerramento de 2025 não poderia ser diferente. No 033 Rooftop JK Iguatemi, foram anunciadas três iniciativas que, em 2026, vão agregar novos conteúdos ao mercado e promover uma celebração inédita no setor. Duas delas já saem do papel em janeiro.

A primeira é a pesquisa Aftermarket Automotivo Inteligências Digitais, um estudo desenvolvido para avaliar e comparar a presença digital das empresas. Em um contexto em que estar online deixou de ser opção para se tornar pilar estratégico de marketing e geração de negócios, todas as marcas sabem que precisam estar presentes – mas, agora, chegou o momento de identificar quem realmente lidera esse jogo a partir de métricas de audiência e preferência. O projeto é resultado de mais de seis meses de trabalho metodológico e testes.

A divulgação dos dados da edição inaugural da pesquisa será feita por meio da segunda novidade apresentada no evento: a publicação Aftermarket Automotivo Full Digital (AAFD). Pela primeira vez, o conceito de integração entre todos os elos da cadeia do mercado de reposição ganha um veículo dedicado a transmitir essa mensagem de forma clara e abrangente.

As transformações disruptivas que vêm redesenhando a mobilidade exigem unidade de visão e ação estratégica conjunta para que a reposição independente consiga atravessar, com competitividade, a revolução já em curso. O AAFD nasce como uma plataforma para difundir essa visão e estimular o alinhamento do setor.

Para encerrar o evento – e este editorial – a Nhm anunciou a data e o local da cerimônia que marcará os 30 anos dos Maiores e Melhores. Em 25 de novembro de 2026, o mercado volta a se reunir, desta vez no Teatro Santander, para celebrar o aftermarket automotivo em uma confraternização sem precedentes no setor, motivo de orgulho para a Novomeio.

O novo nasce aqui. Sempre.