BMW Group alcança uso mais eficiente do automóvel por meio de informações sobre percursos, gamificação e dados sobre emissões de CO2 da rede elétrica

BMW Group alcança uso mais eficiente do automóvel por meio de informações sobre percursos, gamificação e dados sobre emissões de CO2 da rede elétrica


  • Três projetos-piloto do BMW Group foram concluídos com o objetivo de incentivar o uso eficiente dos veículos
  • Recompensas visuais pela condução energeticamente eficiente e informações sobre viagens e emissões de CO₂ em tempo real da matriz elétrica mostraram-se eficazes

As iniciativas do BMW Group em colaboração com cidades incluem pesquisas de mobilidade e testes de soluções que tornam a condução e o tráfego mais eficientes, reduzindo congestionamentos. O comportamento de mobilidade é um aspecto importante para as cidades, especialmente no que diz respeito a dirigir e estacionar veículos em áreas urbanas. Por isso, o BMW Group pesquisa como tornar o comportamento de mobilidade dos clientes mais amigável às cidades, adaptado às suas necessidades individuais.

Por meio de colaborações estratégicas, como com a cidade de Roterdã, ambas as partes obtêm insights profundos sobre o que a cidade precisa e quais soluções funcionam bem para os motoristas. A pesquisa mostra que o comportamento de mobilidade pode ser influenciado de forma eficaz por nudging, ou seja, pela motivação positiva das pessoas.

Por meio de experiências digitais atrativas, buscamos aprimorar a experiência de condução e incentivar nossos clientes a usarem seus veículos de forma mais eficiente. Recentemente, três projetos-piloto baseados em incentivos relativamente pequenos, porém positivos, foram concluídos. Os insights obtidos são promissores.

O projeto de pesquisa chamado “My Travels”, conduzido em todo o território dos Países Baixos na segunda metade de 2024 com modelos BMW, forneceu aos usuários um relatório sobre a duração de suas viagens e ofereceu informações sobre alternativas realistas, como deslocamentos a pé, de bicicleta ou por transporte público. Os resultados mostraram que obter uma visão sobre o próprio comportamento de viagem, incluindo informações sobre a duração das viagens e opções alternativas de deslocamento, incentiva a escolha de outro modo de transporte em vez do carro. Esse resultado se alinha perfeitamente com o objetivo de Roterdã de liberar as vias para aqueles que realmente precisam utilizá-las.

Além disso, implementamos um projeto-piloto com uma abordagem de gamificação para reduzir a pegada dos nossos produtos na fase de uso. Dados reais de uma frota representativa de veículos totalmente elétricos BMW e MINI mostram que dirigir no modo de condução eficiente geralmente resulta em uma redução média de cerca de 7% no consumo de energia. O piloto “MINI Artwork Challenge” teve como objetivo estimular os motoristas a alternar para esse modo. Ele foi conduzido no primeiro trimestre deste ano nos modelos totalmente elétricos de última geração MINI Countryman e Cooper, explorando se a gamificação pode incentivar um comportamento de condução mais eficiente em termos de energia. Nesse projeto-piloto, a obra de arte virtual, uma imagem gerada por IA, crescia quanto mais o usuário dirigia no modo de condução eficiente. Os resultados mostram que isso incentivou os participantes a aumentar sua proporção de viagens no modo eficiente em 60% em comparação com a fase inicial.

Por fim, o projeto de pesquisa “COOL” (CO2 Optimal Charging) foi um experimento de campo iniciado em abril de 2025. Seu objetivo foi fornecer a motoristas de híbridos plug-in e veículos elétricos insights sobre o comportamento de carregamento e as emissões de CO₂ associadas. Utilizando um aplicativo simples e intuitivo que mostra as emissões de CO₂ por kWh da matriz elétrica local em tempo real e alerta o usuário quando esses valores caem abaixo de um determinado limite, ajudamos os motoristas a decidir o melhor momento para carregar seus veículos.

Ao todo, 355 motoristas de modelos BMW elétricos e híbridos plug-in participaram deste projeto, que trouxe pelo menos dois resultados valiosos. A gamificação aumentou em 6% o carregamento com menor emissão de CO₂ e sugere que até mesmo participantes que já são ambientalmente conscientes continuam dispostos a dar passos adicionais para reduzir seu impacto, carregando seus veículos de forma mais favorável ao CO₂.

A cidade de Roterdã e o BMW Group utilizarão os insights obtidos para desenvolver conceitos de mobilidade mais sustentáveis e orientados ao usuário, que melhorem tanto a mobilidade individual quanto o ecossistema urbano de mobilidade.

Contexto e detalhes do “My Travels Distances & Alternatives”

Este projeto de pesquisa teve origem em uma tese de bacharelado supervisionada pela Universidade de Münster. A Erasmus University Rotterdam participou como parceira regular de pesquisa da BMW Netherlands no design e na análise da pesquisa de feedback.

Trezentos participantes, motoristas de modelos BMW e MINI em todo o país, receberam um aplicativo de teste que oferecia uma visão clara dos hábitos de viagem, com um nível de detalhe maior do que o recurso “My Trips”, já conhecido pelos clientes BMW e MINI no app My BMW e MINI. O aplicativo continha dois elementos: Distâncias e Alternativas.

O primeiro oferecia ao motorista transparência sobre suas viagens de carro. Um gráfico de pizza permitia aos usuários visualizar rapidamente quantas viagens semanais faziam de até 1 quilômetro, entre 1 e 5 quilômetros e de 5 quilômetros ou mais. A seção de Alternativas fornecia informações sobre quais alternativas realistas teriam sido possíveis para viagens específicas: a pé, de bicicleta ou por transporte público, incluindo qualquer economia de distância e/ou tempo.

A pergunta central da pesquisa foi: usuários ativos do aplicativo reduzem mais viagens com base no relatório de deslocamentos e nas recomendações de modos de transporte alternativos do que os usuários inativos?

Resultados do “My Travels Distances & Alternatives”

De forma geral, a análise indicou que os usuários ativos do aplicativo reduziram uma viagem de carro por semana em comparação com os participantes que não usaram o app. Isso significa que simplesmente obter uma visão sobre o próprio comportamento de viagem e informações sobre opções alternativas já incentiva a deixar o carro parado uma vez por semana, reduzindo potencialmente o congestionamento nas cidades.

Ao detalhar as viagens semanais, a redução no uso do carro foi ainda ligeiramente maior: os usuários ativos fizeram em média 1,5 viagens a menos (de até cinco quilômetros). Ou seja, mais de uma viagem curta foi evitada. Não foi observada redução significativa no uso do carro durante os fins de semana.

Fatores que influenciaram as escolhas dos participantes incluíram o momento da viagem (dia útil ou fim de semana), condições climáticas e situação pessoal (como ter ou não crianças). Isso emergiu da pesquisa abrangente que fez parte do estudo.

Quando perguntado quais tipos de viagens os participantes estariam mais dispostos a substituir por transporte alternativo, o top 3 foi: 1) para um parque, restaurante etc., 2) para a academia, 3) para o supermercado. Levar e buscar crianças continuou sendo preferido de carro, aparecendo em último lugar no ranking. Quando questionados sobre os três principais motivos para deixar o carro parado, os participantes apontaram: 1) duração da viagem, 2) conveniência e disponibilidade de modos alternativos de transporte, 3) condições climáticas.

Contexto e detalhes do “MINI Artwork Challenge”

Este projeto-piloto surgiu de um trabalho de conclusão dentro do departamento de desenvolvimento do BMW Group, que cria soluções (de produto) nas áreas de energia e mobilidade urbana, como parte da iniciativa “Connected Company”. Um objetivo geral de muitos desses projetos é promover hábitos de condução eficientes para apoiar potenciais reduções de emissões de CO₂ na fase de uso. O “MINI Artwork Challenge” teve como objetivo “alcançar uma mudança duradoura no comportamento de condução por meio de incentivos artísticos”.

Participaram 130 motoristas. Esses condutores foram recompensados por utilizar o modo de condução eficiente de seus MINIs. Quanto mais frequentemente este modo era utilizado, mais a obra de arte gerada por IA (composta por plantas ou animais estilizados) evoluía. A imagem era exibida na tela central no início de cada viagem.

Resultados do “MINI Artwork Challenge”

Dados reais de uma frota representativa de veículos totalmente elétricos BMW e MINI mostram que dirigir no modo eficiente geralmente resulta em uma redução média de cerca de 7% no consumo de energia.
O “MINI Artwork Challenge” incentivou os participantes a aumentar sua parcela de viagens no modo eficiente para quase 40%, em comparação com 25% na fase inicial. Isso corresponde a um aumento de 60% nas viagens realizadas no modo de condução eficiente.

Contexto e detalhes do piloto “COOL”

Identificamos que ainda existem lacunas a serem preenchidas no campo do carregamento inteligente. Atualmente, o carregamento inteligente possibilita economia de custos principalmente em casa, mas tecnologias de carregamento ideal ainda não estão amplamente disponíveis no mercado de veículos elétricos. Além disso, há pouca conscientização sobre o impacto do comportamento de carregamento na pegada de CO₂ de um carro elétrico.
Embora o carregamento otimizado por preço exista para tarifas dinâmicas, ele muitas vezes não é direcionado para a redução das emissões de CO₂.

Nossa ideia foi fornecer informações claras sobre CO₂ da matriz elétrica do país, permitindo que os usuários deslocassem seus carregamentos para períodos com menor emissão de CO₂ ao longo de um ciclo mais longo. Ao aplicar o conceito de nudge, buscamos incentivar e direcionar comportamentos de carregamento mais benéficos. Em última instância, essa abordagem deve contribuir para reduzir a pegada de CO₂ tanto em espaços públicos quanto privados.

A pergunta central da pesquisa foi: como nudges podem influenciar efetivamente o momento do carregamento de veículos elétricos para alinhá-lo a períodos com maior uso de fontes renováveis de energia?

O projeto-piloto, realizado entre abril e julho de 2025, envolveu 355 motoristas de veículos elétricos BMW nos Países Baixos. Um recurso digital de carregamento chamado “COOL” foi disponibilizado em holandês e inglês por meio do aplicativo 360° Mobility no iOS. Este aplicativo simples e intuitivo mostrava as emissões de CO₂ por kWh da eletricidade em tempo real e alertava o usuário quando caíam abaixo de determinado valor.
Dados de carregamento e do veículo de todos os participantes registrados foram coletados na plataforma BMW Labs. Além disso, foram conduzidas entrevistas qualitativas com 14 participantes para obter insights aprofundados.

Resultados do piloto “COOL”

No total, 13.153 sessões de carregamento foram analisadas, e foram identificados intervalos de tempo com uma matriz energética mais limpa em 67 dos 87 dias. Por meio da gamificação, conseguimos incentivar os participantes a deslocar suas sessões de carregamento para períodos com previsão de maior participação de fontes renováveis na matriz energética holandesa, alcançando um aumento de 6% nessas sessões em comparação com o grupo de controle.
Em contraste, fornecer apenas previsões e estatísticas não teve efeito significativo. Motoristas de híbridos plug-in mostraram menor propensão a alterar seu comportamento de carregamento.

Os clientes expressaram três preferências:

  1. integração fácil ou automática em suas rotinas;
  2. alinhamento técnico com aplicativos de energia já existentes;
  3. uma única fonte de informação para identificar os melhores horários de carregamento.

A pesquisa pós-piloto, com 90 participantes, também revelou um insight valioso. Quando perguntados se estariam dispostos a “fazer um esforço adicional para carregar com emissões reduzidas de CO₂, como definir uma janela de carregamento no aplicativo”, 73% responderam “sim”. Notavelmente, 62% desses participantes já possuíam um contrato de eletricidade verde. Isso indica que, mesmo quem já está comprometido com o uso de energia sustentável está disposto a dar passos adicionais para reduzir ainda mais seu impacto ao carregar o veículo em janelas de baixa emissão.

Piloto “Smart City Travel” como precursor do “My Travels”

Em 2022, Roterdã e o BMW Group lançaram o piloto Smart City Travel. Esse projeto focou em motoristas que viajavam regularmente de fora da cidade rumo ao centro de Roterdã. O BMW Group, a cidade de Roterdã e a Erasmus University Rotterdam investigaram maneiras de incentivar motoristas a estacionar seus carros em um park-and-ride (P+R) nos arredores da cidade e continuar o último trecho da viagem usando transporte público ou compartilhado.

A pergunta era: o que é necessário para motivar motoristas BMW a fazer essa escolha com antecedência e realmente mudar de modo de transporte quando uma alternativa é oferecida de forma ativa na navegação?

Os resultados mostraram que informações sobre transporte alternativo não devem chegar ao motorista apenas depois que a viagem já começou, pois as pessoas não estão preparadas para isso ou, por razões práticas (como não levar casaco ou estar carregando muitos itens), não podem ou não querem mudar de modo de transporte.
Isso levou à ideia de focar mais na transparência e oferecer aos motoristas uma visão sobre suas viagens e alternativas, conforme desejado — antes ou depois de uma viagem — por meio de um aplicativo.

Colaboração com Roterdã desde 2018 Uma cidade segura, saudável e agradável para viver está no topo da agenda do município de Roterdã. Isso exige uma nova visão de mobilidade futura, onde sustentabilidade, segurança viária, acessibilidade e fluidez têm papel crucial.
Desde 2018, o BMW Group e a Cidade de Roterdã trabalham juntos para realizar essas ambições compartilhadas e testar soluções de mobilidade que integrem o carro ao ecossistema de uma cidade mais habitável.