- Plantas-piloto em Parsdorf, Hallbergmoos e Munique preparam o lançamento global em produção em série
- Nedeljković, membro do Conselho da BMW: “Fortalecendo o potencial de inovação da Alemanha”
- Foco contínuo na produção sem falhas
A Neue Klasse marca o início de uma nova era de mobilidade totalmente elétrica para o BMW Group, com produção em série prevista para o final de 2025. A bateria de alta voltagem é um componente essencial para veículos elétricos. Antes do início da produção em larga escala, é fundamental desenvolver processos de fabricação e testar baterias pré-série rigorosamente. Esse trabalho é conduzido nas plantas-piloto do BMW Group em Parsdorf e Hallbergmoos, além do Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) em Munique.
Segundo Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção da BMW AG: “Nossas plantas-piloto de baterias de alta voltagem fortalecem a capacidade de inovação da Alemanha. Elas estabelecem a base para futuras fábricas de produção em série pelo mundo, garantindo uma transição suave para a fabricação dessas baterias.”
Para a produção das baterias de alta voltagem da sexta geração do BMW eDrive (Gen6), a BMW está implantando cinco unidades de montagem em três continentes: Irlbach-Straßkirchen (Baixa Baviera), Debrecen (Hungria), Shenyang (China), San Luis Potosí (México) e Woodruff (EUA).
Qualidade em primeiro lugar: abordagem rigorosa de zero defeitos
Desenvolvida internamente, a bateria Gen6 conta com processos de produção inteligentes e avançados, utilizando tecnologias de ponta.
Markus Fallböhmer, chefe da Produção de Baterias da BMW AG, destaca: “Adotamos uma abordagem consistente de zero defeitos para a fabricação das nossas baterias de alta voltagem. Inspeções inteligentes apoiadas por inteligência artificial são integradas ao processo produtivo para garantir a qualidade máxima.”
A bateria de alta voltagem da Neue Klasse também tem papel estrutural na carroceria (“pack to open body”), com células cilíndricas integradas diretamente ao conjunto da bateria (“cell to pack”).
Com processos inovadores, as plantas-piloto e de produção em série do BMW Group estabelecem novos padrões industriais na fabricação de baterias. Além da filosofia zero defeitos, são utilizados gêmeos digitais para treinamento de colaboradores e bancos de dados ampliados por IA para otimizar a logística e a produção. Todas as etapas são monitoradas continuamente, com armazenamento extensivo de dados para garantir estabilidade e melhoria contínua.
Conheça as plantas-piloto: Parsdorf, Hallbergmoos e Munique (FIZ)
A maior planta-piloto para baterias Gen6 está em Parsdorf, onde mais de 350 colaboradores produzem protótipos desde 2023. Desde meados de 2024, algumas baterias já são enviadas para a fábrica de veículos em Debrecen, Hungria, onde são instaladas em carros de teste da Neue Klasse.
Em Hallbergmoos, próximo ao Aeroporto de Munique, uma planta pré-série vem desenvolvendo tecnologias para montagem de baterias desde o verão de 2024. Cerca de 200 colaboradores atuam neste local, que serve como modelo para a futura produção em série na planta de Woodruff, perto de Spartanburg, Carolina do Sul (EUA).
No Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) em Munique, aproximadamente 200 funcionários fabricam e testam protótipos e variantes menores de módulos da bateria. O recém-inaugurado Centro de E-drive e Acústica Aeroespacial (AEZ) dedica vários andares a esse trabalho.
Lançamento em série de cinco plantas em menos de dois anos
Os sistemas e processos desenvolvidos nas plantas-piloto da Baviera serão implementados nas fábricas de produção em série ao redor do mundo. Em menos de dois anos, cinco locais em três continentes iniciarão a produção em série.
Seguindo o princípio “local-for-local”, o BMW Group posicionou suas unidades de montagem da bateria Gen6 o mais próximo possível das fábricas de veículos. Essa estratégia protege a produção contra eventos políticos e econômicos inesperados, fortalece as plantas existentes e ajuda a preservar e gerar empregos.
A produção em série do BMW iX3, primeiro modelo da Neue Klasse, começará na planta de Debrecen ainda este ano, juntamente com a fabricação da bateria no mesmo local. Posteriormente, as unidades de montagem de baterias serão abertas em Shenyang, Irlbach-Straßkirchen, Woodruff e San Luis Potosí.
Como o BMW Group produz as baterias de alta voltagem Gen6
O BMW Group adquire células de bateria de fabricantes líderes, que produzem as células conforme as especificações técnicas rigorosas da empresa.
Após o recebimento, são feitas medições adicionais, como verificações de voltagem. Em seguida, as células são agrupadas e conectadas a sistemas de resfriamento, assegurando isolamento e refrigeração ideais.
Os agrupamentos e os contatos das células são limpos a laser e soldados com precisão milimétrica, com inspeção em linha monitorando cada solda em tempo real.
Uma aplicação inovadora de espuma é realizada para proteger todos os componentes como uma unidade mecânica, garantindo segurança, estabilidade e durabilidade da bateria.
Depois, o invólucro é fechado, vedado e rebitado. Na etapa final, a Unidade Central de Controle, chamada “Energy Master”, é instalada e um adesivo selante elástico permanente é aplicado para assegurar a vedação confiável.
Cada bateria passa por uma inspeção final completa, garantindo qualidade, segurança e funcionalidade.
