BYD se mantém no top 5do setor automotivo em janeiro de 2026

BYD se mantém no top 5do setor automotivo em janeiro de 2026


  • Com menos de quatro anos de atuação no Brasil, a BYD é, pelo segundo mês consecutivo, a quinta marca de automóveis que mais vende no país e a segunda mais vendida no varejo;
  • Volume de vendas de janeiro foi quase 50% superior ao mesmo período em 2025;

BYD se mantém no top 5do setor automotivo em janeiro de 2026

A BYD já se consolidou como líder em eletrificação e passou a ocupar, também, posição de protagonismo setorial, entrando definitivamente no jogo das gigantes. A comprovação: a greentech, pela segunda vez consecutiva, fechou o mês entre as cinco marcas de carros de passeio mais vendidas do país. E tudo isso com menos de quatro anos de atuação no mercado automotivo brasileiro.

Em janeiro, a marca emplacou 9.801 veículos no total, 48,93% de alta sobre o mesmo mês do ano passado, mantendo um ritmo consistente de crescimento em vendas.

No recorte de varejo, a BYD figura na segunda colocação entre as mais vendidas, com 10,75% de market share de automóveis. Já no segmento dos carros de passeio 100% elétricos e híbridos, a BYD é líder absoluta e responde por 62,37% e 24,44% das vendas, respectivamente.

BYD se mantém no top 5do setor automotivo em janeiro de 2026

O avanço e o pioneirismo da greentech não ficam apenas no discurso, eles se materializam nos números. O salto fica ainda mais evidente ao olhar a evolução da marca de 48,57% em participação de mercado. Há um ano, o market share era de 5,25%, ocupando a 8ª posição no ranking de automóveis. Apenas 12 meses depois, a BYD saltou para a 5ª posição com 7,80% de share. Esse crescimento comprova a eficácia da estratégia de expansão no Brasil e reforça seu protagonismo na eletrificação da mobilidade no país.

“A BYD já mostrou que não veio apenas para liderar o mercado de eletrificados, mas para comandar uma revolução que já estamos vendo acontecer. O consumidor brasileiro é extremamente exigente, e nos destacamos porque chegamos para resolver uma dor real do mercado. Em um cenário cada vez mais competitivo, nos desafiamos diariamente a evoluir e avançar de forma contínua, oferecendo uma alternativa que reúne alta tecnologia embarcada e design, sem deixar de ser acessível”, declara Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e head comercial e de marketing da BYD Auto. “Enquanto, para muitas montadoras tradicionais, a eletrificação ainda é tratada como uma promessa para o futuro, a BYD demonstra, na prática, que ela já é o presente. Não por acaso, em janeiro, registramos a venda média de 466 veículos por dia útil no Brasil”, reforça o executivo.

Furando a bolha dos eletrificados

BYD se mantém no top 5do setor automotivo em janeiro de 2026

Ao ultrapassar montadoras consolidadas e se aproximar da liderança nacional do varejo, a BYD rompe definitivamente as bolhas do segmento de eletrificados. O seu nível de competição atual é com os players tradicionais do setor, especializadas em veículos à combustão, que têm décadas de atuação na indústria automotiva brasileira.

Alcançando mais uma vez o top 5 do Brasil e se firmando entre as mais vendidas, a BYD consolida uma trajetória inédita no setor automotivo nacional, marcada por crescimento acelerado, inovação tecnológica e impacto direto na transformação da mobilidade. O resultado sinaliza uma mudança estrutural no mercado brasileiro, com a eletrificação deixando de ser tendência para se tornar realidade em larga escala.

Destaques regionais

As conquistas da BYD estão se espalhando cada vez mais por todo o Brasil. Dentro das vendas no varejo, no mês passado a marca foi a líder em duas capitais, Salvador e Maceió, e em importantes polos regionais, como Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA).

A marca que virou referência global em veículos eletrificados também ficou na segunda posição em todo o estado de Alagoas, além de Brasília e São Luís, apenas para citar capitais. Outros estados nos quais a BYD se sobressaiu foram Bahia e Rio de Janeiro, onde atingiu o terceiro lugar.