A hibridização é uma solução para redução de consumo de combustível em frotas, mas o alto custo de desenvolvimento de caminhões e a baixa oferta desse tipo de veículo com dois motores, complica as coisas.
Contudo, uma solução foi converter semirreboques em veículo elétricos que, em conjunto com o cavalo-mecânico, convertem a carreta em transportador híbrido, com redução de 20% no consumo de diesel.
O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, autorizou os fabricantes de implementos rodoviários a colocar no mercado os semirreboques com eixo elétrico para reduzir o esforço do caminhão.
Diante disso, a Suspensys lançou uma linha chamada Hybrid R com sistema e-Sys, que consiste em um eixo do semirreboque com propulsão elétrica, sendo esse o segundo eixo.
Posicionado entre os outros eixos do semirreboque, o e-Sys pode ser usado tanto com a carreta vazia (com os dois eixos auxiliares suspensos) quanto carregada.
De acordo com a Randon, grupo que atua nesse setor, a solução pode trazer até 20% de redução no consumo, mas isso depende da aplicação, condição da rodovia e o tipo de carga transportada.
“Como pioneiros na criação de sistema do tipo, entendemos que esse mecanismo legal garante maior segurança e condições para o investimento em tecnologia e inovação em eletromobilidade, com foco em soluções sustentáveis”, comenta Sérgio Carvalho, CEO da Empresas Randon.
A Suspensys testa o sistema e-Sys em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, usando alguns tipos de implementos rodoviários, atuando inclusive no agronegócio, usando transportadoras para avaliar as condições de uso da tecnologia.
Além da tração propriamente dita, o semirreboque Hybrid R garante ainda recuperação de energia nas desacelerações e também frenagens, usando a energia para subidas e ultrapassagens.
Lançada em 2019, a linha de implementos eletrificados Hybrid R esteve em desenvolvimento por dois anos e agora deve ser comercializado ainda em 2022, já devidamente autorizado pelo Contran.
[Fonte: Auto Data]