- Infraestrutura e expertise local oferecidas pela companhia sustentam o apoio à homologação de veículos híbridos no país
- CTEV realiza ensaios técnicos que suportam o processo de certificação do sistema de pós-tratamento de veículos automotores, fundamentais para comprovar a sua eficácia de acordo com as exigências do Proconve
- Laboratório tem capacidade de realizar cerca de 12 mil horas de ensaios por ano, o equivalente a aproximadamente 2 mil ensaios de envelhecimento e de emissões de poluentes
Veículos híbridos estão ganhando espaço no Brasil, e o Centro de Tecnologia em Emissões Veiculares da Umicore (CTEV) desempenha um papel estratégico no apoio ao processo de chegada desses modelos ao mercado. Como um dos principais fornecedores mundiais de catalisadores automotivos, a companhia oferece suporte à homologação de veículos no país, realizando testes de emissões e durabilidade exigidos pelo Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para leves e pesados, visando atestar a conformidade do sistema de pós-tratamento dos veículos e motores.
Desde 2024, o Centro de Tecnologia tem capacidade total para testar veículos híbridos, realizando medições de envelhecimento e emissões sob condições controladas. Essa capacidade se tornou ainda mais estratégica em 2025, quando a Umicore obteve o novo guia ISO exigido para a certificação de veículos híbridos, agora obrigatório para homologação. Com essa conquista, o CTEV se destaca como um dos poucos laboratórios no Brasil qualificados para apoiar essa nova exigência regulatória, reforçando sua posição com um forte diferencial de mercado.
Uma parte central do processo de certificação é comprovar a durabilidade do sistema de pós-tratamento, que deve atender a uma vida útil mínima de 160 mil quilômetros. Para isso, os veículos são primeiro instrumentados em condições reais de condução para mapear o comportamento térmico. Em seguida, essas condições são reproduzidas em dinamômetros com controle rigoroso de temperatura e tempo, e as emissões são medidas usando analisadores avançados de gases. Os resultados são consolidados em relatórios técnicos que apoiam o processo de homologação de veículos, em conformidade com a legislação brasileira.
Segundo Edson Paixão, gerente do CTEV da Umicore no Brasil, os veículos híbridos trazem complexidade adicional a esse processo. “A interação entre o motor de combustão e o sistema elétrico altera o perfil operacional do motor e do escapamento, exigindo ciclos de teste mais longos e detalhados, além da estabilização cuidadosa da carga da bateria antes dos testes”, explica.
Para montadoras, especialmente aquelas que não contam com infraestrutura local para a realização desse tipo de ensaio, o Centro Tecnológico oferece uma combinação de capacidade técnica para a realização de testes e profundo conhecimento local. “Nosso entendimento das condições brasileiras, especialmente combustíveis como etanol e biodiesel, proporciona confiança aos clientes ao levar veículos híbridos ao mercado”, acrescenta Paixão, reforçando o papel da Umicore como parceiro OEM preferencial no Brasil.
Localizado em Americana (SP), o CTEV tem capacidade para realizar cerca de 12 mil horas de testes por ano, o que equivale a aproximadamente dois mil testes de envelhecimento e emissões por ano. O laboratório é certificado sob a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Além disso, a Umicore foi pioneira no Brasil na acreditação do ensaio SBC (Standard Bench Cycle) e, no segmento de veículos pesados, na acreditação EURO VI para a realização de ensaios oficiais de certificação HDD (Heavy Duty Diesel), reconhecidos pelo IBAMA.
Com infraestrutura avançada, prontidão regulatória e forte expertise local, o Centro de Tecnologia da Umicore continua a se posicionar como um fornecedor de serviços-chave para o mercado automotivo brasileiro, apoiando OEMs na transição para uma mobilidade mais limpa e eficiente.














