E-commerce
A OpenAI lançou na última semana um novo recurso de pesquisa de compras no ChatGPT, pensado para ajudar consumidores a encontrar e comparar produtos a partir de comandos de texto. A funcionalidade foi desenvolvida para consultas mais profundas e detalhadas e já está disponível tanto para usuários da versão gratuita quanto para assinantes dos planos Go, Plus e Pro, segundo comunicado da empresa.
Com o novo recurso, o usuário pode pedir ao ChatGPT, por exemplo, que compare modelos de um mesmo produto, indique sugestões de presentes para um parente ou aponte alternativas semelhantes mais baratas. A ferramenta é capaz de fazer perguntas adicionais sobre orçamento, perfil de quem vai receber o produto e outros critérios relevantes, para então apresentar opções mais alinhadas às necessidades informadas.
O resultado é um guia de compra personalizado, com múltiplas recomendações, explicando diferenças entre produtos, pontos fortes e fracos de cada opção e trazendo “informações atualizadas de varejistas confiáveis”, segundo a OpenAI. Por enquanto, a finalização da compra acontece nos sites dos lojistas recomendados. A empresa, porém, já antecipou que, em uma próxima etapa, será possível concluir a transação dentro do próprio ChatGPT, por meio de vendedores participantes do recurso Instant Checkout.
A OpenAI afirma que o objetivo é ajudar o usuário a filtrar o excesso de opções disponíveis no mercado e conectá-lo diretamente aos varejistas que de fato oferecem o que ele procura.
O foco inicial está em categorias que costumam exigir pesquisa mais detalhada, como eletrônicos, beleza, casa e jardim, cozinha e eletrodomésticos, esportes e produtos para atividades ao ar livre.
“Para perguntas simples de compras, como checar um preço ou confirmar uma característica, uma resposta comum do ChatGPT é rápida e suficiente”, explicou a empresa. “Mas quando você precisa de profundidade, comparações, restrições e compromissos, a pesquisa de compras leva alguns minutos para entregar uma resposta mais detalhada e bem pesquisada.”
O novo recurso amplia a estratégia da OpenAI de posicionar o ChatGPT como um hub de e-commerce. Em setembro, a empresa lançou o Instant Checkout para usuários Plus, Pro e também da versão gratuita nos Estados Unidos, permitindo compras diretamente na plataforma. A estreia foi feita em parceria com Etsy e Shopify, abrindo espaço para que vendedores e lojistas realizassem transações dentro do ChatGPT.
Em seguida, a OpenAI firmou acordo com o Walmart, permitindo a compra de produtos da varejista diretamente via ChatGPT, em linha com o plano de migrar de um modelo tradicional de comércio eletrônico para uma experiência de compra mediada por inteligência artificial.
Já em novembro, foi a vez da Target lançar uma versão beta de um aplicativo integrado ao ChatGPT, que permite comprar desde itens do dia a dia até alimentos frescos, adicionar vários produtos ao mesmo tempo e escolher opções de entrega. A varejista informou que pretende incorporar, em breve, recursos como integração com contas Target Circle e opção de entrega no mesmo dia.















