Confiança do consumidor atinge maior nível em 18 meses, diz Ipsos

Confiança do Consumidor no Brasil Alcança Maior Nível em 18 Meses, Aponta Ipsos

O índice de confiança do consumidor medido pela Ipsos atingiu em janeiro o maior nível dos últimos 18 meses. Em relação a dezembro, o indicador avançou 1,9 ponto e chegou a 55,1, faixa considerada de otimismo.

Segundo a Ipsos, o resultado foi puxado principalmente pela melhora na percepção dos brasileiros sobre a situação atual, o que se traduz em maior disposição para consumir. Já as expectativas para os próximos seis meses recuaram, embora ainda se mantenham em terreno positivo.

O chamado “termômetro do presente” – que mede a avaliação sobre a situação financeira pessoal, a economia e o emprego hoje – subiu 4,2 pontos frente a dezembro e alcançou 49,4.

A sensação de segurança no emprego atual foi manifestada por 54,6% dos entrevistados, um avanço de 4 pontos percentuais em apenas um mês. Esse movimento ajudou a impulsionar o “termômetro do bolso”, que capta a confiança para comprar e investir. Esse índice subiu 3 pontos e chegou a 53,5.

Quase metade dos consumidores (48,6%) afirma se sentir confiante para realizar compras de maior valor, como imóveis e veículos. Em dezembro, esse percentual era de 41,6%. Por outro lado, o índice que mede as expectativas para os próximos seis meses em relação às finanças pessoais, à economia e ao emprego recuou 1,8 ponto, mas ainda se mantém no campo do otimismo, com 64,1 pontos.

A parcela dos entrevistados que espera ter uma situação financeira melhor no futuro caiu de 67,9% para 61,4%. “O brasileiro se sente mais seguro no emprego hoje e percebe que sobrou um pouco mais de dinheiro no bolso agora. Por isso, a ‘coragem de gastar’ aumentou. É como se o consumidor dissesse: ‘vou aproveitar para realizar meus planos agora, porque não sei como estará o cenário daqui a seis meses’”, observa Rafael Lindemeyer, diretor sênior da Ipsos.

A pesquisa é conduzida mensalmente em 30 países. Os dados divulgados agora foram coletados entre 24 de dezembro e 9 de janeiro.