As vendas de carros e veículos comerciais leves encerraram a primeira metade de outubro com 109.591 unidades comercializadas. O volume representa alta de 6,32% em relação a setembro, mas queda de 3,49% na comparação com o mesmo período de outubro de 2024.
Após um terceiro trimestre abaixo das expectativas, o setor automotivo encara agora o desafio de alcançar um quarto trimestre mais forte do ano. As projeções indicam vendas totais entre 2,6 e 2,63 milhões de unidades em 2025, o que significaria um crescimento anual entre 4,77% e 5,85%. Para atingir essa meta, o mercado precisará fechar o último trimestre com mais de 792 mil veículos vendidos, número 7,88% superior ao registrado no mesmo período de 2024.
No acumulado do ano, o mercado soma 1.917.029 unidades, aumento de 2,87% em relação a 2024, mas ainda 6,04% abaixo dos níveis pré-pandemia (2019).
Segmento de veículos eletrificados atinge recorde histórico
Os veículos eletrificados (NEV) — que incluem híbridos e elétricos — atingiram recorde mensal em setembro, com 27.124 unidades vendidas. No acumulado dos nove primeiros meses, foram 191.579 unidades, uma alta expressiva de 56,62% sobre o ano anterior.
Em participação de mercado, os eletrificados já representam 10,6% de todas as vendas de automóveis no país: 2,94% totalmente elétricos e 7,66% híbridos (considerando todas as tecnologias híbridas disponíveis).
Apesar do crescimento robusto, o alto volume de veículos importados ainda representa um ponto de atenção para uma indústria em fase de recuperação. A produção nacional da GWM e da BYD tende a ajudar, mas boa parte das unidades ainda chega em regime SKD ou CKD (semi ou completamente desmontadas). Segundo dados da Anfavea, o estoque atual de importados no Brasil é suficiente para suprir o mercado por mais de quatro meses, o que deve impulsionar as vendas no último trimestre — reforçando o cenário otimista.
Varejo e vendas diretas
Na primeira quinzena de outubro, as vendas no varejo somaram 53.784 unidades, uma queda de 4% frente ao mesmo período do ano passado. Já o canal de vendas diretas (VD) movimentou 55.807 veículos, redução de 3% em relação à primeira metade de outubro de 2024.
No acumulado de 2025, o varejo recua 2,87%, mantendo participação de mercado de 49,57%, enquanto as vendas diretas avançam 8,77%, totalizando 966.756 unidades. O aumento é puxado principalmente pelas locadoras de veículos, que devem encerrar o ano com mais de 650 mil unidades adquiridas.
Ranking das marcas
A FIAT segue na liderança, com 21.131 unidades vendidas na quinzena e 407.759 no acumulado do ano, crescendo 3,51% em relação a 2024. A marca detém 20,69% de participação em outubro e 21,27% no acumulado, ampliando suas vendas em 13.838 unidades.
A Volkswagen ocupa a segunda posição, com 17.947 unidades vendidas na quinzena e 323.854 no acumulado, crescimento de 10% sobre o ano anterior. A VW tem 18,33% de participação na quinzena e 16,89% no ano, um avanço de 29.469 veículos.
A GM aparece em terceiro, com 12.889 unidades vendidas na quinzena e 204.838 no ano, queda de 13,73% em comparação a 2024 (32.587 unidades a menos).
A Hyundai ocupa a quarta posição com 148.997 unidades vendidas, retração de 1%, seguida pela Toyota, quinta colocada, com 145.404 veículos, uma queda de 9,15% (menos 14.636 unidades).
Entre as marcas emergentes, a BYD cresceu 50%, com 81.435 veículos vendidos, enquanto a GWM avançou 32,65%, totalizando 28.937 unidades.
A Nissan permanece entre as dez maiores, com 60.005 unidades vendidas, mas recuou 14,74% frente a 2024.
O quarto trimestre deve registrar disputa acirrada no ranking de vendas. As três primeiras posições tendem a se manter estáveis, mas a batalha entre o quarto e o quinto lugar segue aberta.
Ranking dos modelos
A Fiat Strada lidera as vendas na primeira quinzena com 7.276 unidades e 108.574 no acumulado, crescimento de 0,79%. Do total, 73,6% foram vendas diretas e 26,4% no varejo.
O segundo lugar desta quinzena é do VW Tera, com 4.857 unidades (22.617 no acumulado, 32º no ranking geral do ano). Destas, 52,54% foram diretas e 47,46% de varejo.
O Fiat Argo ocupa a terceira colocação tanto na quinzena (4.593 unidades) quanto no acumulado do ano (78.604), registrando alta de 14,65%. Cerca de 65,19% de suas vendas são diretas.
O VW Polo aparece em quinto lugar na quinzena, mas mantém a segunda posição no acumulado, com 97.934 unidades, uma queda de 4,33% frente a 2024. 59,43% das vendas recentes foram via vendas diretas.
Fonte: dados setoriais e relatórios de mercado mais recentes.
 
			














