Cummins lança eixo de 38 toneladas e marca nova era em aplicações off-road pesadas

Cummins apresenta eixo de 38 toneladas revolucionando aplicações off-road pesadas

Cummins lança eixo tandem MT 38-610 para aplicações off-road severas

  • Eixo de maior capacidade desenvolvido pela Cummins Brasil é fruto da engenharia local com suporte global, consolidando a liderança em tecnologia para novos mercados de mineração e construção pesada.

A Cummins Brasil avança estrategicamente na ampliação de seu portfólio para veículos fora de estrada com o lançamento do eixo tandem MT 38-610, projetado para aplicações severas no setor de mineração. Com capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e Peso Bruto Combinado (PBC) de até 150 toneladas, este modelo inaugura uma nova geração de soluções para o segmento off-highway.

O MT 38-610 foi desenvolvido para atender a demandas operacionais cada vez mais rigorosas em ambientes fora de estrada, que exigem robustez e alta capacidade para operações severas, como o transporte de materiais entre áreas de escavação e processamento em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária. Seu uso é exclusivamente off-road.

Engenharia local com suporte global

O desenvolvimento do eixo contou com a colaboração da engenharia global da Cummins no segmento off-highway, incorporando soluções já aplicadas em veículos para cana-de-açúcar e madeira. “O projeto combina componentes consagrados, como a redução nos cubos, com novos conjuntos dimensionados especialmente para esta carga — destacando-se a adoção de cinco planetárias por cubo de roda, que distribuem melhor o torque e reduzem o esforço individual nas engrenagens, aumentando resistência e durabilidade sob condições extremas”, explica Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.

A validação do eixo incluiu mais de 80% dos testes realizados na unidade de Osasco (SP), com otimizações no Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) para garantir o atendimento aos rigorosos padrões de qualidade. Testes complementares foram realizados nos Estados Unidos.

O eixo foi projetado para montagem na planta de Osasco, sem necessidade de grandes adaptações industriais, aproveitando a linha de eixos com redução no cubo já existente. A montagem começa pela preparação dos conjuntos e utiliza peças com alto percentual de conteúdo local, fortalecendo a cadeia de fornecedores nacionais.

Entre os componentes brasileiros estão as carcaças dos eixos (dianteiro e traseiro), caixa de engrenagens do cubo de roda, tambor e sistemas de freio, câmaras de freio, suportes das câmaras e itens de fixação como parafusos, porcas e arruelas.

Para suportar o aumento de carga, o MT 38-610 adota um novo conceito de fixação: a extensão da carcaça onde o cubo de rodas é montado é parafusada tanto na carcaça quanto no freio, formando um conjunto rígido e reforçado — substituindo a tradicional configuração por pinos e prensagem. Inspirada em práticas consolidadas no exterior, essa solução proporciona maior robustez e flexibilidade de projeto sem comprometer a confiabilidade.

A Cummins desenvolveu o eixo para operar com três relações de redução diferentes: 5.41, 6.18 e 7.21, ampliando sua versatilidade conforme a necessidade operacional. Para a montagem, foram elaboradas instruções específicas para os operadores, garantindo o manuseio correto e o desempenho ideal do conjunto.

Focado em robustez e alta capacidade, o eixo MT 38-610 amplia as possibilidades de aplicação em diferentes configurações veiculares destinadas ao transporte em ambientes severos, especialmente em operações de mineração.

Cummins lança eixo de 38 toneladas e marca nova era em aplicações off-road pesadas