Dia do Motociclista | 27/07: Quase 30% das motos são adquiridas por mulheres

Dia do Motociclista | 27/07: Mulheres representam quase 30% dos novos proprietários de motos

Perfil dos Compradores de Veículos no Brasil

Pesquisa revela o perfil dos financiadores de carros, motos e caminhões no país

A Omni&Co realizou uma pesquisa que detalha o perfil dos consumidores que financiam veículos no Brasil. Segundo os dados da empresa, em 2024 as vendas de carros usados aumentaram 14,2% em comparação a 2023, tendência que deve continuar em 2025.

Os homens continuam sendo a maioria nas compras de carros usados, representando 65,2% dos financiamentos, enquanto as mulheres correspondem a 34,7%. A maior parte dos compradores possui ensino fundamental completo (67,7%), 28,2% ensino médio completo, 2,8% ensino superior completo e apenas 0,2% ensino superior incompleto.

Além disso, 55,8% dos clientes são empregados sob regime CLT, 22,5% são autônomos, 10,5% empresários, 4,8% aposentados e 3,9% servidores públicos.

Mulheres têm aumentado a compra de motos

Na categoria motos, a presença feminina é significativa, com 29,5% dos financiamentos realizados por mulheres, contra 70,4% por homens. Do total, 81% correspondem a motos usadas e 19% a motos zero quilômetro. “Observamos muitas mulheres investindo em motos, seja para facilitar o deslocamento diário ou como ferramenta de trabalho”, comenta Heverton Peixoto, CEO da Omni&Co.

“Neste ano, 86% dos clientes são novos no financiamento de motos, e a participação feminina tem crescido continuamente”, acrescenta.

O público jovem lidera as compras de motos: 30,4% têm até 25 anos, 25,6% até 35 anos, 15,2% até 45 anos, 3,4% até 65 anos e 2,1% são jovens adultos com até 18 anos.

Quanto à escolaridade dos compradores de motos, 74% têm ensino fundamental completo, 23,5% ensino médio completo e 1,5% ensino superior completo.

Autônomos lideram a compra de caminhões

Os dados também mostram o perfil dos compradores de caminhões usados, onde os autônomos lideram com 47,5%, seguidos por pessoas jurídicas com 23%, empresários com 17,9% e empregados CLT com apenas 10%.

“O caminhão é um ativo fundamental para os profissionais autônomos. Conforme nosso levantamento, 74,5% dos compradores são homens, 6% mulheres e 19,5% pessoas jurídicas, que buscam financiamentos personalizados para concretizar esse sonho, mesmo diante das taxas de juros e do cenário econômico atual”, destaca Heverton Peixoto.

Este levantamento da Omni&Co foi realizado com base nos dados coletados ao longo de 2024.