A limpeza e lubrificação são essenciais para garantir o bom funcionamento dos cabos.
Os cabos de comando, formados por um fio flexível interno protegido por uma capa externa, transmitem os movimentos do piloto para diferentes sistemas da motocicleta. Entre os principais cabos encontrados na moto estão os do acelerador, embreagem e freio dianteiro, entre outros. Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, “com o tempo, resíduos acabam se acumulando junto ao lubrificante, fazendo com que o cabo fique duro ou pesado. Isso dificulta o acionamento e exige mais força do piloto. Em alguns casos, é possível resolver o problema com limpeza e lubrificação adequadas.”
Como fazer a limpeza e a lubrificação? Leite explica que o procedimento é simples: basta desconectar cada cabo dos manetes, alavancas de embreagem, freio ou corpo de borboleta do acelerador/carburação. Depois, aplique algumas gotas de desengraxante na extremidade superior do cabo, próximo às manoplas. Espere o produto sair limpo pela outra ponta. Durante esse processo, movimente o cabo para cima e para baixo e gire-o, facilitando a limpeza interna da capa. Após limpo, aplique algumas gotas de óleo lubrificante específico para máquinas, garantindo o funcionamento suave do cabo.
Se os cabos estiverem parcialmente travados, o acionamento ficará mais difícil, podendo afetar o retorno do acelerador, por exemplo. Caso a limpeza e lubrificação não resolvam o problema, o ideal é substituir o cabo por um novo.
É recomendável verificar regularmente as condições dos cabos. Se notar sinais de desgaste ou rompimento, faça a substituição imediatamente para evitar falhas graves durante a pilotagem, que podem causar acidentes. Para mais detalhes, acesse: https://blog.nakata.com.br/cabos-de-comando-pesado-o-que-fazer/
 
			















