Uma certificação que promove diversidade e inclusão nas oficinas mecânicas de todo o Brasil
Por Nicole Ronzani
Criada em 2017 pela técnica em Automobilística e graduada em Gestão da Produção Industrial, com especialização em Educação Superior, Bárbara Brier, a Oficina Amiga da Mulher capacita profissionais e incentiva a criação de ambientes baseados na igualdade e no respeito, garantindo que qualquer pessoa seja bem recebida e se sinta acolhida dentro de uma oficina.
Se você é dono ou dona de oficina, é hora de se preparar. O futuro também é delas! Como mulher, só tenho a agradecer iniciativas como essa. Para alcançarmos progresso, precisamos de mudanças, começando por áreas historicamente masculinizadas, como a reparação automotiva.
A participação feminina no setor cresceu 230% nos últimos seis anos. Em 2019, as mulheres representavam apenas 5% do mercado; hoje, já são 16,5%. Em 2017, ano de criação do selo, elas já influenciavam mais de 70% das decisões de compra no setor, e atualmente mais de 50% das compras de veículos novos e seminovos são realizadas por CPF feminino.
Essa transformação resulta de fatores sociais, econômicos e culturais, como o empoderamento financeiro, novos padrões de consumo, segmentação de mercado e evolução nas percepções culturais que estão moldando o futuro do setor automotivo.
Na última Automec, pude observar pessoalmente: mulheres estão assumindo posições estratégicas, especialmente em marketing. E sabe por quê? Porque compreendem melhor como construir relacionamentos no mercado atual. Não é apenas vender, é criar confiança. Quem não está atento a isso está perdendo uma grande oportunidade de evoluir junto com o setor.
Para quem se interessou pela certificação da Bárbara, ela consiste em um programa completo de treinamento, capacitação e avaliação para oficinas mecânicas, com aulas online ao vivo e gravadas.
Saiba mais no site oficial.
Fontes:


















