Em mega evento em São Paulo, Mercado Livre anuncia aumento dos investimentos e novidades no âmbito das autopeças

Mercado Livre anuncia que deve mais que dobrar número de Centros de Distribuição no país até 2025

Lucas Torres, 21/10, às 8h56

[email protected]

No último mês de setembro, mais de 15 mil pessoas compareceram ao Transamérica Expo, em São Paulo-SP, para a oitava edição do Mercado Livre Experience.

Durante dois dias (24 e 25/09), o evento contou com uma programação conteudista de peso – com direito a 100 palestras, participação em massa de especialistas e diretores da empresa e a presença de grandes nomes do entretenimento como Manu Gavassi e Marcos Mion.

Em meio a esse mar de conteúdo, poucas apresentações chamaram mais atenção do que a de Fernando Yunes, vice-presidente sênior de e-commerce e líder do Mercado Livre (ML) no Brasil. Afinal, o executivo trouxe números de impacto que indicam que a plataforma, projetada para dominar 46,9% do comércio eletrônico brasileiro em 2024, quer alcançar fatias ainda maiores nos próximos anos.

Segundo Yunes, aumentar a fatia de produtos entregues em até 24 horas para mais de 50% de seu portfólio é um dos principais objetivos do Mercado Livre no médio prazo. Com isso em mente, a empresa pretende mais que dobrar o seu número atual de Centros de Distribuição no país – saindo de 10 para 21.

Operando no modelo fullfilment, ou seja, no qual as mercadorias ficam estocadas até o momento da compra do consumidor, os espaços serão inaugurados em localidades onde o  ML ainda não está presente – como Pernambuco, Porto Alegre, Distrito Federal, Ceará e Paraná.

Além de alcançar novos mercados, a gigante do e-commerce fará investimentos para ampliar os CD’s dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia – permitindo-os atender de maneira mais eficiente cidades e estados adjacentes. 

Segundo o líder da companhia no Brasil, este esforço de ampliação logística será responsável por aumentar em 40% o atual número de cidades brasileiras nas quais o ML oferece serviços de entrega no mesmo dia – número este que, atualmente, é de 232.

“Temos um plano de rentabilidade que é colocado em prática com constância e gradativamente. A partir disso, também com o objetivo de ampliar resultados em vendas, decidimos por essa grande expansão da rede logística do Mercado Livre”, afirmou Yunes.

Ainda sobre o ambicioso plano que o Mercado Livre anuncia no Brasil, Yunes afirmou que a empresa está disposta a, em 2025,  aumentar o pacote de investimentos anunciado para o país durante ao longo de 2024 (R$ 23 bilhões).

“É uma aposta no Brasil e no e-commerce”, concluiu o executivo da empresa para a qual o território brasileiro representa 53% de suas vendas totais.

Autopeças também são destaque no Mercado Livre Experience 2024

Responsável por cerca de 13% do faturamento total do Mercado Livre, o setor de autopeças está sempre no radar da companhia. E isso, claro, não foi diferente durante a programação do evento ocorrido nos dias 24 e 25 de setembro.

Em um painel voltado aos vendedores do segmento, a head de autoparts do ML no Brasil, Stefania Pokladek, apresentou as novidades voltadas a aumentar ainda mais o marketshare de 10% da empresa na América Latina.

Entre os principais movimentos anunciados na ocasião, esteve a tentativa de aproximação das marcas e dos vendedores da plataforma – sobretudo no que diz respeito à composição dos anúncios no marketplace.

Segundo Pokladek, o Mercado Livre anuncia que está aprimorando uma solução na qual o vendedor terá a prerrogativa de, por meio da inserção do número do item, contar com o autopreenchimento do anúncio a partir das especificidades apontadas pela marca.

Entre as informações do autopreenchimento estarão não apenas o título completo, as informações de compatibilidade que, segundo a plataforma, aumentam as conversões em uma média de 28%, como também especificações técnicas e até mesmo fotos do produto em alta definição.

“Com isso, o vendedor poderá focar naquilo que ele faz de melhor: vender”, afirmou a executiva.

Na mesma palestra, a liderança ressoou a mensagem passada com exclusividade ao NV pelo principal executivo de autoparts da Argentina durante a última Automechanika e falou abertamente sobre os esforços do ML para aumentar sua presença no âmbito das vendas B2B. 

Entre as ações da plataforma para modificar o quadro no qual as cujas vendas de autopeças para Pessoas Jurídicas representam apenas 2,7% do total, está a possibilidade de ajuste de preço a depender do volume – algo considerado fundamental diante dos seguintes fatos:

– o volume de itens pedidos nas vendas B2B é, em média 4 vezes maior;

– o ticket médio das vendas B2B é cerca de 33% maior em relação às negociações B2C.

Braço do ML, Mercado Pago apresenta solução de gestão para PME’s

Em mais uma amostra de estar cada vez mais focado em não apenas ser um intermediário de vendas B2B-B2C, se transformando em um parceiro de empresas nas várias pontas de seus negócios, o Mercado Livre anuncia que seu braço financeiro, Mercado Pago, ingressará no segmento de sistemas de gestão para pequenas e médias empresas.

Lançada em etapas, a solução deverá disponibilizar suas primeiras funções já durante este mês de outubro – inaugurando novos módulos até estar 100% disponível em meados de fevereiro de 2025.

Inicialmente, o software de gestão oferecerá soluções ferramentas como emissão de nota fiscal direto na maquininha de cartão, desktop ou app do Mercado Pago e gestão de produtos e estoque em um único lugar.

À medida que avance no lançamento dos módulos, o software disponibilizará módulos, digamos, mais ‘complexos’ – tais como como  fluxo de caixa com contas a receber a pagar e conciliação de vendas e taxas, bem como CRM e relatórios com informações estratégicas avançadas.

De acordo com o  country head de pagamentos para pequenas e médias empresas no Mercado Pago, Daniel Davanço, a iniciativa partiu de uma pesquisa realizada pelo ML junto a mais de 11 mil PME’s – pesquisa esta que, ao mapear as principais dores das pequenas empresas brasileiras, identificou a dificuldade de encontrar um ‘parceiro único – capaz de auxiliar em todas as áreas de gestão e vendas’ como a principal queixa.

Pensando nessa dor, aliás, Davanço afirmou que o Sistema de Gestão do Mercado Pago terá suas funções mais básicas disponibilizadas gratuitamente para empreendedores que utilizarem o banco digital do ML com recorrência.