Empreendedores brasileiros valorizam as redes sociais acima de tudo

Empreendedores brasileiros priorizam as redes sociais acima de tudo.

Empreendedorismo e Tecnologia Digital no Brasil

Entre 51 países avaliados, o empreendedor brasileiro é quem mais valoriza o uso de redes sociais (89%) e ferramentas de análise de dados (71%) para seu próprio negócio. Além disso, ele está entre os que mais planejam investir em tecnologias digitais. Segundo uma pesquisa inédita, 80% dos Empreendedores Iniciais pretendem aumentar o uso dessas tecnologias nos próximos 6 meses. Também, 60% demonstram preocupação com o uso de inteligência artificial e 69% com computação em nuvem para aprimorar a estratégia empresarial.

Esses dados fazem parte da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, que ouviu empreendedores de 51 países e é realizada no Brasil com o apoio do Sebrae. Esta é a principal pesquisa sobre a evolução do empreendedorismo no mundo, identificando fatores críticos que influenciam a iniciativa empreendedora em cada país.

“É fundamental que os modelos econômicos das grandes plataformas estejam cada vez mais integrados comercialmente, para criar um ambiente favorável à globalização, inclusive para os pequenos negócios.”

Décio Lima, presidente do Sebrae

“Inovação, sustentabilidade e inclusão são conceitos irreversíveis. Quando a pequena economia se insere no cenário da inovação e digitalização, amplia suas oportunidades, gerando mais empregos e renda”, complementa Décio.

Análises e resultados

Segundo Décio, um negócio não sobrevive a longo prazo sem equilíbrio financeiro, especialmente em relação ao fluxo de caixa e aos investimentos de curto, médio e longo prazo. Por isso, a análise de dados está diretamente relacionada à gestão financeira.

A análise de dados é uma das áreas onde a inteligência artificial pode oferecer grande contribuição aos pequenos negócios, destaca o presidente do Sebrae. “A informatização, de modo geral, ajuda no controle mais eficiente das informações do empreendimento, principalmente as financeiras”, afirma.

“É necessário prever os recursos necessários e sua aplicação, definindo onde e como serão distribuídos ao longo do tempo. Assim, toda gestão financeira se beneficia significativamente da análise de dados”, reforça.

Seminário

O estudo será detalhado com dados inéditos no seminário gratuito e online “Inteligência Artificial e os Pequenos Negócios”, que ocorrerá no dia 11 de setembro, às 9h. O evento contará com especialistas do Sebrae, Anegepe, Google e Gartner, oferecendo insights sobre tendências e oportunidades do setor.

O encontro incluirá quatro palestras do Sebrae, além da participação dos parceiros Gartner e Google. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível no site, e será emitido certificado de participação. Confira a programação:

  • 9h – Abertura
  • 9h10 – Palestra: “Inteligência Artificial na Pesquisa GEM 24-25”
    Palestrante: Marco Aurélio Bedê (Sebrae)
  • 9h40 – Palestra: “Tendências de IA para Pequenos Negócios”
    Palestrante: Alexandre Nunes (Gartner Group)
  • 10h15 – Palestra: “Aplicações práticas de IA para Pequenos Negócios”
    Palestrante: Eitan Blanche (Google)
  • 11h15 – Palestra: “IA no Data Sebrae”
    Palestrante: Caroline Moraes da Cruz