Estratégia alavanca visualizações e aproxima Compra Agora do varejo no TikTok

Marketplace se destaca pelo pioneirismo na criação de conteúdo para o público B2B do varejo no TikTok com influenciadores e editoria focada em empreendedorismo

A presença estratégica do Compra Agora, plataforma pioneira B2B focada no varejista brasileiro, no TikTok está registrando resultados significativos, conforme demonstram dados do primeiro trimestre deste ano. Em comparação com o último trimestre de 2023, as visualizações cresceram 31%, ultrapassando os 6 milhões. O alcance da audiência aumentou 63%, atingindo mais de 5 milhões de usuários.

O engajamento do público também se destacou, com aumento de 18% nas curtidas, enquanto os comentários e compartilhamentos registraram acréscimos significativos de 261% e 219%, respectivamente, totalizando 130 comentários e 900 compartilhamentos. 

“Os números indicam uma estratégia eficaz e um potencial de crescimento contínuo para o Compra Agora no TikTok”, afirma Thaise Hagge, diretora-geral do Compra Agora. Segundo ela, o marketplace tem se destacado pelo pioneirismo na criação de conteúdo eficaz para alcançar o varejo no TikTok, oferecendo experiência única para usuários, criadores e marcas. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Cadastra, empresa global de serviços de tecnologia, comunicação, dados e estratégia.

Para se aproximar deste público (nacional e bastante pulverizado), as empresas propõem ações típicas do B2C com feedback imediato em termos de vendas fechadas, novos cadastros e audiência. 

“Com nossa parceira Cadastra, realizamos uma análise para determinar se os empreendedores locais estavam presentes no TikTok. Descobrimos que nossa audiência nesta plataforma era, em média, mais madura do que aquela que tínhamos no Instagram e do que a média geral do TikTok. A maioria dos seguidores estava na faixa etária entre 34 e 55 anos. Percebemos que tínhamos um nicho a explorar. Assim, desenvolvemos uma campanha e conteúdos específicos para essa plataforma, incluindo colaborações com influenciadores locais”, explica Thaise Hagge.

A nova abordagem teve início com a implementação de um programa contínuo com influenciadores de varejo no TikTok que são próximos ao dia a dia do varejo de vizinhança alimentar, como supermercadistas locais, consultores e professores de temas sobre empreendedorismo, além de consumidores.

Com produção de Gilson Lopes  – empresário e criador da maior comunidade de supermercados do BR -, Ricardo Chausse – Nº1 em Sistemas para Supermercado -, e Lenon Ventura – ilustrador e cartazista -, o conteúdo é focado em capacitação em áreas como marketing, gestão, vendas e controle de estoque, mas sempre com uma abordagem acessível e descontraída.

“Neste projeto, quebramos barreiras entre o B2B e o B2C conquistando grandes resultados. O grande volume e pulverização dos pequenos varejistas já ensejava uma abordagem mais massiva, mas acredito que a grande sacada foi notar que esse pequeno varejista se identifica mais enquanto pessoa física, o que se reflete em seu comportamento digital. Ao trazer isso para nossa estratégia, abrimos uma avenida de comunicação e relacionamento que ainda se multiplica e atinge outros empreendedores com perfil semelhante”, afirma Nathália Dalla Corte, vice-presidente de Business & Strategy da Cadastra.

Além da parceria com os influenciadores, o Compra Agora aposta em uma editoria focada em empreendedorismo e seus principais desafios. São vídeos curtos que abordam temas como argumentação de vendas, uso de crédito para reabastecer o estoque, valor percebido, abordagem de clientes, capital de giro e muitos outros temas de interesse dos varejistas. Segundo Thaise, a editoria já conta com duas temporadas e mais de 4,7 milhões de pessoas impactadas e 11 milhões de visualizações. “Em maio estreamos a terceira temporada que aborda temas como vendas sazonais, vendas pelo WhatsApp e margem de lucro”, completa  a diretora-geral do Compra Agora.

Dando suporte a todas as iniciativas, este projeto conta com produção de conteúdo educativo, além do TikTok, em blog. “Esta parte do trabalho tem uma característica mais B2B. No entanto, mesmo aqui as estratégias B2C nos trazem mais alcance e, principalmente, engajamento, estimulando que os varejistas concentrem seus pedidos na plataforma, que é um de nossos principais objetivos”, ressalta Nathália Dalla Corte.