• Produção da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), representa 57% dos 26,3 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 72 anos, a maior fabricante de automóveis do País.
• Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação.
• Sucesso de vendas: Anchieta produz o Polo Track, Novo Nivus, Nivus GTS, Virtus e Saveiro.
• Líder absoluto: Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil há 3 anos consecutivos (2023, 2024 e 2025), além de líder entre os hatches.
• Top 10: Polo, T‑Cross e Saveiro fecharam 2025 entre os dez veículos mais vendidos do Brasil.
• Nova era de eletrificação: a partir de 2026, todo novo VW desenvolvido e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas. Marca terá todas as modalidades de híbridos: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in.
• Confirmado: produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta com sistema de propulsão HEV flex.
• Anchieta conta com o SENAI Volkswagen, que já formou mais de 7.000 alunos em 52 anos e é referência em ensino com aulas práticas e teóricas.
• Sustentabilidade: fábricas Anchieta e Taubaté foram as pioneiras do setor a terem biometano em sua matriz energética. Ação é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050.
• Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca.
A Volkswagen do Brasil celebra o marco de 15 milhões de veículos produzidos em sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Inaugurada em 1959, a Anchieta é a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca, e responde por 57% dos 26,3 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen em seus 72 anos no Brasil, sendo a maior fabricante de automóveis do País. A Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação, abrigando todas as áreas da empresa, entre as quais Design, Engenharia, Way to Zero Center, Produção, entre outras. A partir de 2026, todo novo VW desenvolvido e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas e a produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta com sistema de propulsão HEV flex.
“Estamos muito felizes e orgulhosos de completar um marco tão importante para a Volkswagen. Para cada carro nascer, é preciso o trabalho de muita gente envolvida em cada etapa do processo, especialmente na linha de produção. Por isso, comemorar 15 milhões de carros produzidos é também celebrar o esforço e a dedicação de todos que já passaram por aqui e dos que continuam fazendo história diariamente. Estamos animados com os novos passos que estão sendo dados, com projetos que já estão em desenvolvimento e que prometem marcar ainda mais a nossa trajetória”, destaca Leandro Oliveira, Plant Manager da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), unidade que completará 67 anos em 18 de novembro de 2026.
Modelos da Anchieta são sucesso de vendas
A fábrica Anchieta produz atualmente modelos que são sucesso de vendas: Polo Track, Novo Nivus, Nivus GTS, Virtus e Saveiro. Em 2025, a Volkswagen registrou total de 436.336 veículos vendidos no Brasil, alcançando 17,1% de participação de mercado no segmento de veículos de passeio. Três modelos Volkswagen fecharam o ano passado entre os dez mais vendidos do País: Polo, T‑Cross e Saveiro.
O Polo, fabricado na Anchieta e em Taubaté (SP), é o carro de passeio mais vendido do Brasil há 3 anos consecutivos (2023, 2024 e 2025), além de líder entre os hatches em todo esse período. Só em 2025, foram 122.677 unidades do Polo emplacadas no Brasil.
O Polo também é sucesso além das fronteiras. Foi o modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil em 2025, com 32.579 unidades embarcadas e crescimento de 10% em relação a 2024. No ano passado, 11 mercados da América Latina receberam o Polo, sendo os principais Argentina, México, Colômbia e Uruguai.
O Novo Nivus e Nivus GTS contribuem fortemente para que a Volkswagen mantenha sua liderança no segmento de SUVs, o mais importante do Brasil. Em 2025, a VW vendeu 204.899 unidades dos modelos Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Novo T-Cross, Taos, Tiguan e ID.4. Vale lembrar que o Nivus GTS é um modelo esgotado nas concessionárias, pelo sucesso que faz. O Novo T-Cross segue como o SUV mais vendido do Brasil há 3 anos consecutivos (2023, 2024 e 2025), com 92.842 unidades comercializadas no ano passado.
Com 44 anos de produção ininterrupta, a Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e já soma mais de 1,8 milhão de unidades fabricadas. O modelo reúne tradição e robustez e segue com força no mercado brasileiro, tendo figurado no Top 10 dos veículos mais vendidos no País em 2025.
Nova era de eletrificação da Volkswagen: marca terá todos os tipos de híbridos
A partir de 2026, todo novo modelo Volkswagen desenvolvido e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas. O portfólio da marca terá veículos híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in. Cada um dos híbridos é pensado para atender às diferentes necessidades dos consumidores brasileiros e para aproveitar ao máximo o potencial dos biocombustíveis nacionais. É a união da sustentabilidade, autonomia e performance.
E já está confirmado: a produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com sistema de propulsão HEV flex. Vale destacar que os modelos Total Flex também seguirão no portfólio da Volkswagen do Brasil.

Referência em ensino: SENAI VW já formou mais de 7 mil alunos na Anchieta
A fábrica Anchieta também conta com o SENAI Volkswagen, que já formou mais de 7.000 alunos em seus 52 anos e é referência em ensino da mais alta qualidade focado nas principais demandas do setor automotivo, com aulas práticas e teóricas.
O SENAI Volkswagen foi totalmente reformulado em 2025, ganhando uma área ainda mais moderna, tecnológica, conectada e acolhedora para oferecer formação de excelência às próximas gerações.
A escola oferece duas formações com propostas inovadoras. O programa de dois anos inclui os cursos de Aprendizagem Industrial (diploma de Operador de Processos de Manufatura Automotiva, no primeiro ano) e Técnico em Mecatrônica (no segundo ano). Além das aulas com foco em inovação e tecnologia, os alunos desenvolvem projetos para aprimoramento de processos industriais. A escola também conta com uma nova formação de Técnico em Mecatrônica com especialização em veículos elétricos.
A estrutura do SENAI Volkswagen inclui Laboratórios de Automação, de Projetos Mecatrônicos e de Tecnologia Automotiva, com equipamentos avançados de IoT (internet das coisas voltada para comunicação e troca de dados de manufatura), impressora 3D e simuladores de produção. A diversidade é outro diferencial do SENAI Volkswagen, pois quase 50% dos alunos são mulheres.
Sustentabilidade e inovação no desenvolvimento de veículos
Em linha com a estratégia global Way to Zero, da Volkswagen, que estabelece a neutralidade de carbono até 2050 no mundo, a Volkswagen do Brasil foi escolhida para receber o avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Way to Zero Center, inaugurado em 2022 na Anchieta, para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos. O time do Way to Zero Center avalia, em conjunto com outras áreas, tecnologias com o melhor compromisso para o impacto ambiental, bem como sua viabilidade, além de contar com parcerias com universidades, institutos e empresas.
Na Anchieta também está localizado o Centro de Design e Engenharia da Volkswagen do Brasil. A empresa foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.
Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. O laboratório é localizado na fábrica Anchieta, sendo referência no Grupo Volkswagen. Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.
A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUV Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.
A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, na criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais, além de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.

Processo sustentável: Anchieta e Taubaté são pioneiras no uso de biometano
Com a sustentabilidade em seu DNA, as fábricas Anchieta e Taubaté são as pioneiras no setor automotivo a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo.
Desde 2024, as duas fábricas recebem 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté. O volume de biometano adquirido é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.
VW é a maior fabricante de automóveis do Brasil: +26,3 milhões de unidades
Dos mais de 100 milhões de veículos já produzidos pelo setor automotivo brasileiro, mais de 26,3 milhões de unidades correspondem à produção da Volkswagen do Brasil, a maior fabricante de automóveis do País, há 72 anos investindo no desenvolvimento de veículos e na produção locais, gerando empregos e contribuindo com a economia. Mais de 200 mil colaboradores ajudaram a construir a história de sucesso da Volkswagen do Brasil nessas mais de sete décadas.
O marco de 26,3 milhões de unidades contempla a produção das três fábricas de automóveis da Volkswagen do Brasil: Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP, inaugurada em 1959), Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).
Investimentos de R$ 20 bilhões e 21 lançamentos na região
A Volkswagen acredita na força do Brasil e da Região América do Sul e segue como uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos do setor para construir o futuro da mobilidade sustentável. A Volkswagen está investindo R$ 20 bilhões na Região América do Sul até 2028, com uma ofensiva de 21 novos veículos para a região, dos quais 10 já foram lançados.
Desse total, são R$ 16 bilhões de investimentos no Brasil, até 2028, com uma ofensiva de 17 novos veículos no País, dos quais oito já foram lançados com sucesso (Novo T-Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Golf GTI, Novo Jetta GLI e Novo Taos). A breve estreia dos híbridos está entre os destaques.



Anchieta produziu modelos icônicos da marca
Com a inauguração da fábrica Anchieta, em 1959, teve início a nacionalização da marca. Nesse ano, a Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente e o Fusca recebeu 54% de peças locais. Assim, os modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel.
A fábrica Anchieta também foi responsável pela produção de diversos modelos que marcaram presença nas ruas e garagens brasileiras, assim como em mais de uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de 1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além do Fusca e Kombi, estão o Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros.



Linha do Tempo da Anchieta:
1959: Inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
1965: Inauguração do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na Anchieta.
1967: VW completa meio milhão de unidades produzidas.
1968: Produção do Sedã 1600 quatro portas.
1969: Produção da Variant.
1970: Milionésimo Volkswagen brasileiro é produzido (VW Sedan 1300). Início das exportações da marca.
1971: Inauguração do Laboratório de Segurança Veicular. VW é a primeira empresa a realizar crash-tests no Brasil.
1973: Fundação do Centro de Formação Profissional SENAI Volkswagen.Início da produção da Brasília.
1977: Primeira fábrica no Brasil a inaugurar um Laboratório de Emissões.
1982: Início da produção da Saveiro.
1984: Introdução dos primeiros robôs na linha de montagem para produção do Santana.
1986: Fusca deixa de ser produzido.
1993: Retomada da produção do Fusca.
1994: Início da produção do Novo Gol na Anchieta.
1996: Certificação ISO 9001.
2001: Anchieta comemora 10 milhões de veículos produzidos.
2002: Inauguração da Nova Anchieta para produção do Polo.
2005: Anchieta recebe certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental).
2016: Anchieta inicia a produção do Novo Gol e Nova Saveiro.
2017: Início da Nova Volkswagen com a produção do Novo Polo, inaugurando no Brasil a plataforma modular MQB, referência no Grupo Volkswagen.
2018: Início da produção do Virtus, primeiro carro da América Latina com inteligência artificial. Anchieta recebe a certificação ISO 50001 (Sistema de Gestão de Energia).
2019: Inauguração do Laboratório de Protótipo Virtual.
2020: Lançamento do Nivus, o primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul a ser produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo).
2022: Inauguração do Way to Zero Center para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos.
2023: Volkswagen do Brasil completa 70 anos e inicia sua ofensiva de eletrificação com o lançamento do SUV ID.4 – apresentado pela primeira vez na Anchieta, no dia do aniversário da empresa (23 de março) -, e do ID.Buzz (Kombi elétrica).
2024: Volkswagen anuncia investimentos de R$ 16 bilhões, sendo R$ 13 bilhões para as unidades paulistas. Anchieta e Taubaté são pioneiras no uso de biometano em sua matriz energética, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 em parte do processo produtivo.
2025: Volkswagen amplia investimentos para R$ 20 bilhões na América do Sul com ofensiva de 21 lançamentos na região até 2028. Desse total, R$ 16 bilhões estão sendo investidos no Brasil, com uma ofensiva de 17 lançamentos até 2028. Em evento na Anchieta, em outubro, a Volkswagen anunciou sua nova era de eletrificação: a partir de 2026, todo novo modelo VW desenvolvido e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas. A marca terá veículos híbridos em todas as modalidades: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in. A produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta, com sistema de propulsão HEV flex.
2026: Anchieta completa 15 milhões de veículos produzidos.
Marcos de produção da Volkswagen do Brasil (em unidades de veículos)
Julho de 1970: 1.000.000
Novembro 1979: 5.000.000
Maio 1994: 10.000.000
Maio 2005: 15.000.000
Maio 2012: 20.000.000
Junho 2023: 25.000.000
Agosto 2025: 26.000.000
Produção das fábricas no Brasil:
Anchieta: 15 milhões de veículos
Taubaté: 8 milhões de veículos
São José dos Pinhais: 3,2 milhões de veículos
São Carlos: 14,6 milhões de motores

















