Freadas bruscas, trânsito intenso e excesso de carga são fatores que aumentam significativamente o desgaste das pastilhas de freio, exigindo mais do material de atrito.
O desgaste das pastilhas é um processo natural, resultado do atrito entre o material de fricção e o disco de freio durante a frenagem. Essa ação é essencial para desacelerar e parar o veículo, mas, com o tempo, leva à perda gradual do material. Embora o desgaste seja esperado, os hábitos de condução podem acelerar esse processo. Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, fabricante de componentes de freio, destaca que a forma de dirigir, situações de trânsito intenso com paradas e arrancadas frequentes, além do excesso de carga, são fatores que contribuem para o desgaste prematuro das pastilhas e também aumentam o consumo de combustível.
A importância da revisão e sinais de desgaste – Algumas pastilhas contam com alarmes eletrônicos ou mecânicos para avisar o momento da troca, quando o material de atrito atinge um nível crítico. No entanto, Ana Paola reforça que, por se tratar de um item de segurança fundamental, o ideal é realizar revisões preventivas para avaliar não só as pastilhas, mas também outros componentes do sistema de freios, como discos, cubos de roda, pinças e pinos deslizantes. A avaliação deve ser completa, incluindo a parte traseira do sistema, geralmente composta por tambores e lonas. “As partes dianteira e traseira do freio trabalham em conjunto e precisam estar em boas condições. Uma falha em um componente compromete o funcionamento do outro”, alerta.
Para garantir a segurança, além das revisões periódicas em oficinas especializadas, é fundamental que o motorista fique atento a sinais que podem indicar desgaste excessivo das pastilhas. “Ruídos anormais ao acionar o pedal e vibrações durante a frenagem são indicativos claros de desgaste”, explica Ana Paola.
Outros sintomas incluem a redução da eficiência de frenagem, aumentando a distância para parar o veículo, ou um pedal de freio com curso mais longo e menor resistência, exigindo mais pressão do motorista. “Essas situações merecem atenção imediata”, orienta.
A Jurid oferece um portfólio completo de pastilhas, sapatas de freio e lubrificantes. Para mais informações, acesse o aplicativo da marca ou baixe o catálogo em https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.

















