A Stellantis anda testando na Sicília o crossover compacto da Jeep, que até agora é apelidado como “baby Jeep” ou “Jeepster”.
Flagrado nas ruas da famosa ilha italiana, o crossover teve as fotos divulgadas no canal @autozoomcz, sendo feitas por @petr_whatever, estacionado em rua à noite.
Com camuflagem leve, o SUV compacto da Jeep é esperado para meados de 2023 com versões híbrida leve e elétrica, sendo feito sobre a plataforma modular CMP de origem francesa.
Embora sua produção seja esperada para as plantas que fazem os carros de origem PSA, o crossover da Jeep poderá ser feito em Melfi, Itália.
Recentemente, foi divulgado que a fábrica da Fiat na histórica península receberá até quatro modelos da Stellantis sobre uma nova plataforma e essa só poderá ser a CMP ou sua variante STLA Small.
Aliás, este novo produto já pode ser imaginado como o primeiro com essa nova base da Stellantis, ainda que se diga que em realidade é a CMP mesmo, usada no Brasil no Novo C3 e na Argentina com o 208.
Seja como for, o produto tem potencial para ir além do mercado europeu, com os EUA sendo um alvo, devido ao preço menor.
Isso significaria exportá-lo via Itália ou mesmo outros países da Europa para o mercado americano como o menor dos modelos da Jeep.
Pelo que se sabe até agora, a propulsão a gasolina será MHEV com sistema de 48 volts baseado no motor EB ex-PSA, sendo este 1.2 Turbo.
Isso realmente o deixaria longe de praças como o Brasil, onde a base mecânica agora está sendo direcionada para o motor GSE da Fiat.
Ainda assim, como a Stellantis local já provou, é possível tecnicamente substituir esse propulsor por um GSE hibridizado e, nesse caso, o Firefly 1.5 Turbo já existe, mas o 1.0 Turbo poderia ser adaptado.
Aliás, é isso que se espera da filial sul-americana quando chegar o momento de tornar a gama “Hybrid Flex”.
Seria bom aqui? Aparentemente interessante, porém, o problema seria o Renegade, gerando fogo amigo.
[Fotos: Reprodução]